ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Registrantes informados e ativos de nomes de domínio são essenciais para um DNS seguro e estável

20 June 2017
By Akram Atallah

Ao longo de todo o nosso trabalho, esforçamo-nos por atender ao interesse público global, aos registrantes de nomes de domínio e aos usuários finais da Internet ao garantir um sistema de nomes de domínio (DNS) seguro e estável, ao mesmo tempo em que promovemos a confiança, a escolha e a concorrência no setor. Os registrantes de nomes de domínio são uma parte integrante do DNS. Eles são as entidades ou pessoas que adquiriram o direito de usar um nome de domínio por um período determinado por meio de um contrato com um registrador ou revendedor.

Os registrantes de nomes de domínio têm direitosimportantes, entre eles o direito de acesso às informações de seus registradores sobre os processos para registrar, gerenciar, transferir, renovar e restaurar registros de nomes de domínio. Eles também têm responsabilidades importantes, entre elas fornecer informações de contato precisas para a publicação no diretório do WHOIS, notificar os registradores sobre qualquer alteração nas informações de contato e responder imediatamente às solicitações dos registradores de informações referentes ao registro de seus nomes de domínio.

Recentemente, a organização da ICANN formou uma equipe multifuncional que regularmente interage com registrantes e começou a discutir oportunidades de colaboração com os registradores para aumentar o conhecimento e a conscientização dos registrantes.

Temos o compromisso de proporcionar aos registrantes de nomes de domínio informações atualizadas sobre seus direitos e obrigações, sobre o ecossistema de nomes de domínio e como navegar nele, e sobre as políticas da ICANN que os afetam. Uma medida inicial que estamos tomando esta semana é a introdução de novas páginas da Web em ICANN.org dedicadas a informações relevantes para os registrantes de nomes de domínio. Essas novas páginas, que inicialmente serão uma compilação de conteúdos existentes em ICANN.org, serão atualizadas continuamente e evoluirão com o tempo para fornecer conteúdo e informações escritos especificamente para os registrantes de nomes de domínio.

Qual é a próxima etapa?

A divisão global de domínios (GDD) da ICANN recentemente adicionou um novo membro da equipe, Brian Gutterman, gerente de programas dos serviços de registrantes, subordinado a Trang Nguyen, diretor sênior de programas estratégicos, que deverá liderar nossas iniciativas para educar e informar os registrantes de nomes de domínio e envolver-se com os registradores, a comunidade da ICANN e quaisquer outras partes que apoiem os registrantes.

Publicaremos regularmente entradas em blogs e materiais educativos escritos para os registrantes de nomes de domínio destinados a ajudá-los a compreender melhor as políticas da ICANN que os afetam, seu papel no DNS e o papel da organização da ICANN e de nossas partes contratadas. Por exemplo, uma análise interna de dados revelou problemas comuns e perguntas recebidas dos registrantes a respeito da política de lembretes de dados do WHOIS (WDRP) e a recentemente atualizada política de transferência. Nosso enfoque inicial conterá a elaboração e a publicação de materiais educativos sobre esses tópicos.

À medida que aprendermos mais, compartilharemos informações e materiais relevantes com os registradores e outros para seu próprio trabalho de apoio aos registrantes de nomes de domínio. As equipes do centro de apoio global da ICANN (GSC) e de conformidade identificaram questões e problemas comuns, enfrentados pelos registrantes. Compartilharemos essas informações com os registradores e outros, além de colaborar com membros da comunidade da ICANN para estimular e apoiar a participação dos registrantes nos processos da ICANN.

Nossa meta coletiva é orientar os registrantes de nomes de domínio em seu percurso pelas questões de políticas que afetam o setor de nomes de domínio e ajudá-los a se tornarem participantes totalmente informados do DNS e seu ecossistema.

Aceitamos feedback de todas as partes interessadas sobre esta iniciativa e convidamos a comunidade da ICANN – e, o que é mais importante, os próprios registrantes de nomes de domínio – a nos ajudar a avançar este trabalho. Serão regularmente publicadas atualizações e novos conteúdos na nova seção de registrantes do site ICANN.org. Esperamos trabalhar com vocês!

Authors

Akram Atallah

Former President, Global Domains Division