ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Uma iniciativa para a ação

18 August 2014
By Fadi Chehadé

null
NETmundial Image

Em maio passado, escrevi um blog com o título "Turning Talk into Action after NETmundial" "Turning Talk into Action after NETmundial." Nele, prometi trabalhar incansavelmente para reunir os governos, o setor privado e a sociedade civil para pôr em funcionamento o roteiro da NETmundial.

Não fiz essa promessa com leviandade. Essa promessa reflete minha intenção de levar até o final a diretiva que a Diretoria da ICANN tinha me dado: iniciar o processo de transferir parte da recente função da ICANN de governança da Internet a um grupo maior. Esse processo vai permitir que eu e a ICANN compartilhemos a tarefa de impulsionar a função de liderança dentro do ecossistema da Internet e talvez seja preciso esperar até o final do ano para que a ICANN possa fazer a transição completa desde a função de líder à função de participante.

Esse processo está agora em andamento. Em breve, a ICANN vai reunir vários países e organizações multissetoriais para começar a criar uma iniciativa global para a cooperação e a governança da Internet focada na ação. Embora os detalhes da iniciativa ainda estejam sendo finalizados, queria compartilhar com vocês, antes do anúncio formal do Fórum Econômico Mundial e de seus parceiros do governo, a indústria, a academia e a sociedade civil, por que eu acho que isto é bom para a ICANN e para o ecossistema da Internet como um todo.

Como muitos de vocês experimentaram, a NETmundial, celebrada em São Paulo em abril de 2014, foi uma reunião histórica. Uniu diversos setores interessados em um diálogo produtivo que criou um conjunto compartilhado de princípios para orientar a evolução da governança e a cooperação da Internet. Muitas partes desses debates históricos desejaram levar adiante o espírito de cooperação de São Paulo e trabalhar juntas para aplicar os Princípios da NETmundial NETmundial Principles para resolver problemas de maneiras concretas. Esta iniciativa vai seguir esse objetivo. Conforme declarado na carta de convite do Fórum Econômico Mundial para a ICANN: "A iniciativa vai procurar aplicar os Princípios da NETmundial, através do diálogo e ação dos diferentes setores, de maneiras que aumentem a confiança na capacidade do ecossistema de governança distribuída da Internet para responder a uma série de desafios de políticas emergentes".

Isto vai trazer vários benefícios à ICANN. Primeiro, vai ajudar-nos diretamente a levar a função da ICANN a uma iniciativa mais ampla, aliviando nossa organização da pressão de ter que aumentar nossa responsabilidade e nossa missão. Segundo, vai permitir que o ecossistema de governança multissetorial da Internet funcione em uma escala bem mais ampla e resolva com uma variedade maior de problemas.

Essa iniciativa vai ser criada para fortalecer e apoiar o Fórum de Governança da Internet (IGF). E não para substituí-lo. Vai promover o diálogo e facilitar o progresso nas estruturas global, regional e nacional do IGF como plataformas ativas para identificar problemas de governança da Internet. O trabalho da Iniciativa não vai servir para substituir o IGF, mais vai complementar seus esforços formulando soluções, participando do desenvolvimento de capacidades e aumentando a participação na cooperação da Internet. O compromisso e as contribuições da ICANN para o IGF deverão continuar a ser uma prioridade.

Da mesma maneira que para a ICANN foi crucial dar energia aos debates globais sobre a governança da Internet, agora é crucial que atendamos à crescente necessidade mundial de tratar as questões da GI dentro de uma iniciativa orientada à ação. Esses esforços, juntamente com outros, vão contribuir para levar os Princípios da NETmundial ao campo da ação.

A iniciativa não vai ter nenhuma autoridade sobre organizações de governança como a ICANN nem vai ter o papel de supervisar as funções da ICANN ou da IANA. O que ela vai fazer é explorar de maneira muito prática a posta em funcionamento descentralizada de um ecossistema de cooperação da Internet do Século XXI, distribuída e voltada à colaboração, conforme foi debatido por muitos de nós nos últimos meses, inclusive no Painel sobre Mecanismos de Cooperação e Governança da Internet Global, liderado pelo Presidente Ilves.

Eu vejo isto como uma maneira de eu transformar a função da ICANN de líder para participante na governança da Internet. Também vai me deixar mais tempo no futuro para focar-me nas minhas responsabilidades básicas na ICANN: garantir nossa excelência operacional bem como preparar a ICANN e aumentar sua capacidade de prestação de contas à medida que formos contemplando a transição da função de supervisão da IANA pelo governo dos Estados Unidos.

Authors

Fadi Chehadé

Former President & CEO