مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Volume 6: Atualização sobre os debates relacionados à administração da IANA

11 يونيو 2015
بقلم Samantha Dickinson

CWG-Administração

Depois do encerramento do período geral de comentários públicos do Grupo de Trabalho Entre Comunidades para desenvolver uma proposta de transição da administração da IANA sobre funções relacionadas a nomes (CWG-Administração) no dia 20 de maio (os comentários de pessoas que aguardavam a tradução da proposta tiveram o prazo estendido até 26 de maio), a equipe de apoio ao CWG-Administração compilou os comentários nos seguintes documentos de resumo:

O relatório final da equipe ainda não foi publicado. Os 49 comentários recebidos antes do dia 20 de maio podem ser encontrados aqui e podem ser baixados em um só arquivo ZIP. Outros comentários enviados depois dessa data podem ser encontrados no arquivo da página de comentários. O CWG-Administração planeja publicar a versão final de sua proposta preliminar no dia 8 de junho.

O CWG-Administração realizará dois seminários na Web para ajudar a comunidade a entender melhor essa versão da proposta

  • 11 de junho, das 6h às 7h30 UTC (conversor de fuso horário aqui)
  • 11 de junho, das 13h às 14h UTC (conversor de fuso horário aqui)

CCWG-Responsabilidade

O (CWG-Responsabilidade) fez uma convocação de comentários públicos sobre a versão preliminar do relatório inicial[PDF 2.1 MB] dos aprimoramentos de responsabilidade da linha de trabalho 1. O período geral de comentários públicos para responder a essa convocação foi encerrado. No entanto, as pessoas que aguardam as versões traduzidas do resumo executivo do relatório têm até 12 de junho para enviar seus comentários. No dia 7 de junho, 60 comentários tinham sido enviados ao arquivo público de comentários. O relatório completo e as traduções do resumo executivo podem ser encontrados na Seção III: Recursos relevantes da página de convocação de comentários públicos na página do CCWG-Responsabilidade na Wiki.

Administração da IANA e responsabilidade da ICANN no ICANN 53

A tabela a seguir foi atualizada no dia 8 de junho de 2015. Para saber as informações mais atualizadas sobre sessões que incluirão discussões relacionadas à administração da IANA, consulte a programação completa do ICANN 53.

Data Hora: Salão:
18 jun 9h – 17h Encontro presencial do ICG San Telmo
19 jun 8h – 18h Sessão de Trabalho 1 do CCWG-Responsabilidade Retiro A
9h – 17h Encontro presencial do ICG San Telmo
20 jun Não há encontros sobre responsabilidade da IANA - ICANN agendados até o momento
21 jun 8h30 – 10h GAC: Transição da administração das funções da IANA pelos EUA San Telmo
10h30 – 12h GAC: Aprimoramento da responsabilidade da ICANN San Telmo
11h00 - 12h00 ALAC: Transição da administração das funções da IANA pela NTIA Golden Horn
11h15 – 11h45 GNSO: Atualização sobre a transição da administração da IANA Retiro B
11h45 – 12h15 GNSO: Atualização sobre o CCWG para o aprimoramento da responsabilidade da ICANN Retiro B
13h30 - 14h30 ALAC: Responsabilidade e transparência da ICANN Golden Horn
15h – 16h Reunião do CCWG-Responsabilidade com a Diretoria da ICANN Retiro C
18h30 – 20h Evolução da responsabilidade da ICANN Libertador C
22 jun 10h30 – 13h Assembleia pública conjunta: CWG - Administração e CCWG - Responsabilidade Libertador AB
16h45 – 18h Sessão de Envolvimento do CWG-Administração Libertador AB
23 jun 8h30 – 17h45 Reuniões conjuntas com a Diretoria Libertador AB
10h – 10h30 SSAC: Reunião privada com os copresidentes do CCWG A confirmar
14h – 15h45 ccNSO: Transição da administração da IANA/Responsabilidade da ICANN: La Pampa
15h – 17h RSSAC: Transição da administração da IANA/Responsabilidade da ICANN (a confirmar) Auditório
16h15 – 20h Grupo de Trabalho ad hoc do At-Large sobre a Transição da Administração da Função da IANA pelo governo dos EUA e Responsabilidade Golden Horn
24 jun 9h30 – 10h30 GAC: Transição da administração da IANA (cont.) San Telmo
9h30 – 10h45 ccNSO: Aprimoramento da responsabilidade da ICANN (Propostas do CCWG) La Pampa
10h30 – 12h AoC e Revisões Organizacionais: Apoio à Responsabilidade da ICANN Libertador AB
11h00 - 12h30 GAC: Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN (cont.) San Telmo
13h – 15h GNSO: Transição da administração da IANA/Responsabilidade da ICANN (a confirmar) Libertador C
14h – 15h Encontro conjunto da ASO/NRO com a Diretoria da ICANN Martin Fierro
15h30 – 17h Sessão 2 de Trabalho do CCWG-Responsabilidade Libertador AB
25 jun 8h30 – 10h Sessão de Trabalho do CWG-Administração La Pampa
10h15 – 11h45 Sessão 3 de Trabalho do CCWG-Responsabilidade La Pampa
8h30 – 12h30 Sessão de Trabalho 3 do ICG Libertador AB

Atualizações sobre outras atividades relacionadas à transição

Cronograma e implementação da transição

Depois de uma solicitação da Administração Nacional de Telecomunicações e Informações (NTIA) aospresidentes do ICG [PDF 575 KB] e do CCWG-Responsabilidade pedindo informações sobre as datas esperadas para a conclusão da transição da administração, o Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA (ICG) escreveu para as três comunidades operacionais (aqui, aqui e aqui) solicitando mais informações sobre o tempo esperado para a implementação de cada um dos três componentes da proposta de transição. O Grupo de Trabalho do IETF para o planejamento da transição da IANA/NTIA (IANAPLAN) respondeu, dizendo que acredita que o componente de parâmetros de protocolo poderia ser implementado rapidamente, e que aguarda mais informações sobre o possível envolvimento da comunidade de parâmetros de protocolo na IANA pós-transição (PTI) proposta pelo CWG-Administração.

Anúncio da saída de Fadi Chehadé do cargo de CEO da ICANN em 2016

No dia 21 de maio, Fadi Chehadé, CEO da ICANN, comunicou que deixaria o cargo em março de 2016. Depois desse anúncio, a NTIA apresentou uma breve declaração, dizendo que "o sucesso da transição não depende da liderança de uma pessoa, mas sim do trabalho colaborativo da comunidade multissetorial global para garantir que a abertura, a segurança e a resiliência da Internet".

Discussões relacionadas à IANA no Fórum da WSIS 2015 e no EuroDIG 2015

Processos do governo dos Estados Unidos relacionados à transição da administração da IANA

  • No dia 5 de junho de 2014, o Departamento de Responsabilidade do Governo dos Estados Unidos (GAO) foi asked by the Chairs of the U.S. Government's House Energy and Commerce Committee de analisar o plano da NTIA de fazer a transição da supervisão das funções da IANA.
  • Por isso, a Equipe Consolidada de RIRs para a Proposta da Administração da IANA (CRISP) enviou umaresposta por escrito ao GAO [PDF 60 KB] no dia 12 de maio.
  • Also on May 12, a revised version of 2014's Defending Internet Freedom Act of 2014 (H.R. 5737) foi apresentada. A versão deste ano, Lei de Defesa de Liberdade da Internet (H.R. 2251), em contraste com a versão anterior, apoia o trabalho multissetorial global para desenvolver um plano de transição para a administração da IANA, mas continua exigindo que condições específicas sejam atendidas antes que a NTIA conclua a transição.
  • No dia 3 de junho, o Congresso Nacional dos Estados Unidos aprovou a Lei de dotações para comércio, justiça, ciência e órgãos relacionados (H.R. 2578). Seu texto é similar ao da lei anterior, que impedia que os fundos do governo fossem usados pela NTIA para realizar a transição da administração da IANA até o fim do ano fiscal, em setembro. Agora, a lei deve ser analisada pelo Senado dos Estados Unidos.

Cronograma de eventos e processos importantes relacionados à transição da administração da IANA

10 de junho de 2015 Último dia para comentários da comunidade sobre a versão traduzida dos aprimoramentos da responsabilidade da ICANN (Linha de trabalho 1).
11 de junho de 2015 O CWG-Administração apresenta a versão revisada de sua proposta para seus membros componentes (ALAC, ccNSO, GAC, GNSO, SSAC) para revisão e adoção.
11 a 25 jun 2015 ALAC, ccNSO, GAC, GNSO e SSACanalisam e consideram a adoção da proposta revisada do CWG-Administração.
5 - 18 de junho de 2015 O CCWG - Responsabilidade reviews public comments on Work Stream 1 accountability enhancements and prepares documents for ICANN 53 briefings with the community.
14 de junho de 2015 Prazo para a comunidade de números comentar sobre a versão preliminar do Contrato de Nível de Serviço (SLA) para os serviços numéricos da IANA
29 de junho de 2015 Equipe da ICANN apresenta relatório dos comentários públicos recebidos sobre a versão preliminar do relatório do CCWG- Responsabilidade sobre os aprimoramentos da responsabilidade da ICANN relacionados à linha de trabalho 1.
21 a 25 jun 2015 Todas as comunidades da ICANN e outras partes interessadasreúnem-se durante o ICANN53, em Buenos Aires, e on-line por meio da participação remota, para discutir a Transição da Administração da IANA em várias sessões de toda a comunidade, bem como de partes interessadas específicas. (Consulte a tabela de eventos de "Discussões sobre a administração da IANA e a responsabilidade da ICANN em Buenos Aires" acima).
25 de junho de 2015 O CWG-Administração entrega a proposta final da parte referente a nomes ao Grupo de Coordenação da Transição de Administração da IANA (ICG).
20 de julho de 2014 O CCWG-Responsabilidade publica para comentários públicos a segunda versão revisada do relatório preliminar sobre os aprimoramentos da responsabilidade da linha de trabalho 1.
29 de agosto de 2015 Último dia para comentários da comunidade sobre a segunda versão preliminar dos aprimoramentos da responsabilidade da ICANN (Linha de trabalho 1).
Agosto - Setembro de 2015 O período de comentários da comunidade sobre a primeira versão da proposta final consiste em componentes de nomes, números e parâmetros de protocolo, compilados pelo ICG.
30 de setembro a 15 de outubro de 2015 ALAC, ASO, ccNSO, GAC e GNSO analisam e consideram a adoção da proposta revisada do CCWG-Responsabilidade.
22 de outubro de 2014 OCCWG-Responsabilidadeapresenta o relatório de aprimoramentos de responsabilidade da linha de trabalho 1 à Diretoria da ICANN.
Semana 3 - Out 2015 OICGpublica a proposta final combinada.
Depois do ICANN54, a definir A Diretoria da ICANN transmite a proposta final de transição da administração da IANA à NTIA.

Documentos finais e preliminares mais recentes

9 de junho de 2015 CWG-Administração– Versão final da proposta de nomes, Versão 6
29 de maio de 2015 ICG – Proposta combinada para a administração da IANA, Versão 0
27 de maio de 2015 ICG – Cronograma gráfico da proposta de administração da IANA, Versão 11
ICANN – Análise de uso das funções da IANA

Notícias sobre a administração da IANA

4 de junho de 2015 США прибирают интернет к рукам: Конгресс США выступил против международного управления интернетом, газета.ru [RU]
1° de junho de 2015 IANA Transition Bill Puts Community in the Driver's Seat, Bloomberg BNA [EN]
25 de maio de 2015 Los riesgos de "más gobierno" en Internet Blogs ABC [ES]
Internet-Verwaltung: "Die ICANN wurde um die IANA herum gebaut", Heise Online [DE]

Próximos encontros e teleconferências

9 de junho de 2015 Reunião n° 36 do CCWG - Responsabilidade, 6h00-9h00 UTC
Reunião n° 58 do CWG - Administração, 17h00-19h00 UTC
10 de junho de 2015 Teleconferência do ICG, 12h00-14h00 UTC
11 de junho de 2015 Seminário na Web: informações sobre a proposta final do CWG-Administração, 6h00-07h30 UTC e 13h00- 14h30 UTC
Reunião n°59 do CWG-Administração, 11h00-12h00 UTC
18 a 25 jun 2015 ICANN 53 e pré-encontros em Buenos Aires
17 a 18 jul 2015 Encontros presenciais do CCWG- Responsabilidade, Paris, França
18 a 19 set 2015 Encontro presencial do ICG, a confirmar

Você pode ajudar a decidir o futuro da ICANN...

Todos podem participar das discussões sobre o futuro da administração das funções da IANA e da responsabilidade da ICANN. Para obter informações sobre como participar do CWG-Administração, entre em contato com grace.abuhamad@icann.org.Para obter informações sobre como participar do CCWG-Responsabilidade, entre em contato com acct-staff@icann.org.

Compilado por Samantha Dickinson em nome da ICANN 11 June 2015

Authors

Samantha Dickinson