مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Atualização da transição do WHOIS “thick”

30 يونيو 2017
بقلم Cyrus Namazi

A transição do WHOIS "thin" para "thick" está em andamento e eu gostaria de fornecer uma atualização sobre o progresso e os últimos avanços.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelos esforços da equipe de revisão da implementação (IRT) do WHOIS "thick", registros e registradores que estão trabalhando juntos para concluir o que precisa ser feito para que a política entre em vigor de acordo com o cronograma de implementação previamente anunciado.

O operador de registro dos domínios .COM e .NET, a Verisign, cumpriu o prazo de 1º de maio para implementar o ambiente de teste e avaliação operacional (OT&E) para os registradores testarem a migração dos dados para a Verisign. Atualmente existem cerca de 37 registradores ativos que apresentaram transações de teste.

Em preparação para concluir a implementação e aceitar os dados do WHOIS "thick", a Verisign propôs alterações nos contratos entre registros e registradores (RRAs) para .COM e .NET a fim de proporcionar o marco legal necessário para que a Verisign possa começar a aceitar a transmissão de dados "thick" do registrador para o registro.

As alterações propostas alinhariam os RRAs de .COM e .NET com todos os outros domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) "thick" em termos do texto usado para o consentimento do registrante para a transmissão de informações de registro. As alterações propostas também incorporariam um texto semelhante ao da maioria dos outros contratos de registro no que diz respeito a notificar os registrantes sobre os motivos jurídicos pelos quais os nomes de domínio poderiam estar sujeitos a cancelamento ou transferência.

A organização da ICANN seguiu o procedimento para alteração de contrato entre registro e registrador publicado e encaminhou as alterações propostas para a análise do grupo de partes interessadas de registradores (RrSG).

O RrSG manifestou preocupações quanto a concordar com as alterações propostas devido a problemas relacionados à norma geral de proteção de dados (GDPR) da União Europeia, que entra em vigor em 25 de maio de 2018. Assim sendo, a próxima etapa descrita no procedimento é que a organização da ICANN consulte o operador de registro e o RrSG para resolver esses problemas.

De acordo com o procedimento, começamos as discussões individuais com ambas as partes em meados de maio. Em 22 de maio, a Verisign e o RrSG participaram de uma primeira teleconferência conjunta sobre essa questão. Essas discussões continuam e todas as partes estão colaborando de boa-fé para chegar a uma solução.

Em 20 de junho de 2017, a Verisign escreveu à ICANN solicitando uma extensão do prazo de 1º de agosto de 2017 para que a Verisign comece a aceitar dados do WHOIS "thick" de registradores [PDF, 3.7 MB], porque as alterações necessárias no RRA não tinham sido aprovadas e não entrarão em vigor até o prazo de 1º de agosto de 2017 para a primeira fase da implementação. Deve ser observado que a data de 1º de agosto de 2017 é um prazo opcional para os registradores começarem a enviar voluntariamente dados "thick" ao registro.

A carta da Verisign afirmava que seu ambiente de teste permanecerá disponível e eles continuarão envolvidos com a ICANN e o grupo de partes interessadas de registradores no que diz respeito ao RRA proposto. A Verisign observou que eles não identificaram no momento a necessidade de ampliar o prazo do WHOIS "thick" de 1º de maio de 2018 para todos os registros .COM e .NET nem para o prazo de 1º de fevereiro de 2019 para a conclusão da transição do WHOIS "thick".

Isso significa que, embora a Verisign possa cumprir o cronograma para os requisitos técnicos descritos na política, o marco legal do RRA, que é necessário para que ela comece a aceitar dados do WHOIS "thick" em 1º de agosto de 2017, ainda não foi aprovado.

Embora a organização da ICANN possa teoricamente aprovar as alterações propostas no RRA mesmo com as objeções do RrSG, a ICANN se esforça por obter consenso sempre que possível. Portanto, acreditamos que é vantajoso proporcionar mais tempo à Verisign, à ICANN e ao RrSG para que continuem as discussões na esperança de que cheguem a uma resolução, sem deixar de tomar medidas razoáveis para cumprir a política.

Para tanto, a organização da ICANN aprovou a solicitação da Verisign de uma ampliação de 120 dias do prazo de 1º de agosto de 2017 na política de transição do WHOIS "thick", de acordo com a qual a Verisign deve implementar um mecanismo de protocolo de provisionamento extensível (EPP) e um mecanismo alternativo de transferência em lote para .COM e .NET, para que os registradores migrem dados de registro para os nomes de domínio existentes. Com essa ampliação, a nova data para a conformidade da Verisign com a exigência é 29 de novembro de 2017.

A organização da ICANN atualizará a comunidade a respeito desta questão regularmente. Se as consultas sobre as alterações no RRA não avançarem de modo considerável, a organização da ICANN poderá buscar a orientação da diretoria da ICANN e da comunidade para definir o caminho a seguir.

Authors

Cyrus Namazi