مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Rumo a Bangkok – Fórum de políticas das sociedades digitais

18 يونيو 2015
بقلم

null

Estamos na era digital e sou grato por poder vivê-la. Uma vantagem importante dessa era é que, durante um jantar, eu e meus amigos não precisamos mais "concordar em descordar" em relação a questões triviais, mas importantes, como se ricota e mascarpone são a mesma coisa ou se os peixes bebem água, pois podemos pesquisar em nossos smartphones conectados pela rede 3G.

Esse é só um dos inúmeros benefícios proporcionados pela Internet, e grande parte de seu crescimento extraordinário se deve aos usuários em países em desenvolvimento (ou seja, Ásia-Pacífico), que agora buscam aumentar a economia da Internet, um setor que segundo o Boston Consulting Group (BCG) aumenta 15,25% ao ano.

A Internet realmente mudou as vidas de muitas pessoas, mas os desafios continuam e é necessário acabar com as barreiras (também conhecidas como e-friction ou atrito eletrônico) que impedem os países, as empresas e os consumidores de perceber todos os benefícios da Internet. Essas barreiras não estão relacionadas apenas à disponibilidade de infraestrutura, mas existem 55 possíveis fontes de e-friction, como qualidade da educação, índice de alfabetização de adultos, disponibilidade de conteúdo local, liberdade da rede, etc.

Na região da Ásia-Pacífico, a fronteira digital é ampla e as consequências disso podem ser profundas. Conforme a Internet aumenta a conectividade entre máquinas e coisas e se integra cada vez mais a nossas vidas diárias, as consequências de não estar on-line aumentarão cada vez mais em países que já estão em desvantagem, e isso pode aumentar ainda mais essa fronteira.

Estamos em outra etapa de desenvolvimento na era digital, fazendo a transição da economia da Internet para a sociedade digital. Esses dois termos novos podem parecer sinônimos, mas o último destaca a adoção de tecnologias, práticas de negócios e políticas públicas que incentivem a interconectividade de redes, inclusive para pagamentos, sistemas de informação e transações de negócios, bem como a interoperabilidade de aplicativos e conteúdo entre diferentes plataformas.

Tudo isso significa uma mistura entre diferentes tecnologias e pessoas: partes interessadas de diferentes setores, inclusive órgãos do governo. Todos nós precisaremos trabalhar juntos para aproveitar ainda mais todos os benefícios da Internet.

Temos muito a fazer, mas nada é impossível se tivermos força de vontade e disposição. É exatamente sobre isso que queremos conversar no próximo "Fórum de políticas da sociedade digital 2015" da GSMA - ITU, que será realizado no dia 25 de junho de 2015 no Sheraton Grand Sukhumvit em Bangkok, Tailândia. Lá, os criadores de políticas, regulamentadores, membros do setor e outras partes interessadas do setor de ICT se reunirão para explorar questões específicas da Ásia-Pacífico.

Nós da sede da ICANN Ásia-Pacífico estamos muito orgulhosos dessa parceria com ITU, GSMA e ISOC nesse evento, onde eu apresentarei a atualização do relatório sobre e-friction do BCG, chamado "Which Wheels to Grease" [PDF, 235 KB], e espero conhecer os relatórios e as pesquisas de nossos parceiros, que serão a base das discussões.

Para obter mais informações, acessem: http://www.itu.int/en/ITU-D/Regional-Presence/AsiaPacific/Pages/Events/2015/June-GSMA-ITU/home.aspx..

Low Jia Rong é Diretor de estratégias e iniciativas da ICANN - Ásia-Pacífico

Authors

Jia-Rong Low

Jia-Rong Low

VP, Stakeholder Engagement & Managing Director - Asia Pacific