مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Aumentando a participação da comunidade da Ásia-Pacífico no modelo multissetorial, Parte 1

29 أكتوبر 2017
بقلم

Em agosto, publicamos um relatório especial chamado Comemoramos quatro anos de apoio à região Ásia-Pacífico. Há pouco tempo, escrevi uma publicação no blog sobre esse relatório, refletindo sobre a presença da comunidade da Ásia-Pacífico na ICANN hoje.

Um foco importante para o nosso escritório regional em Cingapura é facilitar a participação da comunidade da APAC na ICANN. Essa pode ser uma tarefa árdua. O primeiro desafio é ajudar as partes interessadas a entender o que é a ICANN e a função que ela desempenha no ecossistema da Internet.

Como coordenadora técnica dos identificadores únicos da Internet e trabalhando com outros parceiros, a ICANN faz parte do ecossistema responsável por definir e implementar as regras relacionadas ao DNS (Sistema de Nomes de Domínio). Mais especificamente, o desenvolvimento de regras relacionadas aos nomes de domínio é conhecido como desenvolvimento de políticas na ICANN.

O desenvolvimento de políticas na ICANN tem impacto significativo sobre a Internet global. Por exemplo, o Programa de Novos Domínios Genéricos de Primeiro Nível (gTLDs) promoveu a maior expansão do DNS, com o lançamento de mais de 1.200 novos domínios de primeiro nível. Esse programa também disponibilizou domínios de primeiro nível em escritas locais, como chinês e árabe, conhecidos como nomes de domínio internacionalizados (IDNs). A capacidade de acessar sites totalmente em escrita local impacta o modo como as pessoas acessam a Internet, especialmente comunidades que não usam a escrita latina.

Foram partes interessadas como vocês que decidiram lançar esses programas.

Tanto pessoas quanto empresas usam nomes de domínio para acessar sites. Dessa forma, todos os usuários da Internet, como eu e vocês, são partes interessadas do DNS. A evolução do DNS depende das partes interessadas aqui na ICANN. Em outras palavras, a sua participação é importante.

Há algumas estatísticas que destacam a importância da participação da comunidade da APAC na ICANN.

  • Metade dos usuários de Internet do mundo mora na região APAC.
  • Entre os 10 países com mais usuários da Internet, cinco estão na região APAC: China (n°1), Ïndia (n°2), Indonésia (n°5), Japão (n°6) e Bangladesh (n°10).

Com essas estatísticas, em proporção ao tamanho da comunidade da Internet da nossa região, a comunidade da APAC tem pouca representação na ICANN.

Agora que sabemos por que precisamos participar, o próximo desafio é entender o modelo de participação da ICANN.

O modelo multissetorial

O ecossistema da ICANN está estruturado com base no modelo multissetorial. Esse termo, associado à governança da Internet, surgiu em 2005, com a Agenda de Túnis para a Sociedade da Informação. Na verdade, muitos órgãos técnicos do ecossistema da Internet adotaram o modelo multissetorial, incluindo a Força Tarefa de Engenharia da Internet (IETF) e os Registros Regionais da Internet (APNIC, no caso da nossa região).

Conversando com a comunidade mais ampla da APAC, percebi que o termo multissetorial pode causar confusão e muita gente nunca ouviu falar dele. Normalmente, na região APAC (desculpem a generalização), as pessoas pensam que governança significa políticas, e os organizadores de discussões sobre desenvolvimento de políticas no espaço público costumam ser os governos.

No caso da governança da Internet, o que nem sempre fica claro é que a responsabilidade pela adoção da abordagem multissetorial não é só dos governos. No ecossistema dos identificadores únicos da Internet, o modelo multissetorial é aplicado de forma ascendente, não descendente.

Na minha próxima publicação, vou ilustrar esse ponto usando uma plataforma mais conhecida como exemplo: o Fórum regional de governança da Internet da Ásia-Pacífico (APrIGF). Aguardem.

Enquanto isso… queremos saber a opinião de vocês!

Venham participar e ajudem a definir o futuro do DNS! No escritório regional da APAC, nosso foco é facilitar a participação na ICANN. Para quem tem interesse, mas não sabe como começar, é só escrever para apachub@icann.org.

Espero conhecer vocês pessoalmente ou remotamente no próximo encontro ICANN60 em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, de 28 de outubro a 3 de novembro de 2017. Confira mais detalhes no site do ICANN60.

Authors

Jia-Rong Low

Jia-Rong Low

VP, Stakeholder Engagement & Managing Director - Asia Pacific