مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Aceitar o desafio da ICANN

13 أبريل 2015
بقلم Jim Trengrove

null

A entrada na ICANN pode ser complicada. Nossas estruturas e nossos processos podem parecer incompreensíveis, as informações do nosso site difíceis de decifrar, nossos encontros anuais um labirinto de assuntos complexos, os grupos constituintes da nossa comunidade podem parecer impenetráveis.

Muitos iniciantes participaram dos programas de Fellowship e para iniciantes da ICANN, que facilitam a entrada nesse mundo único. Se você é iniciante e não sabe se está à altura do desafio, lembre-se que todos nós já passamos por essa situação.

Mas Arun Sukumar levou esse desafio mais além.

Arun é advogado e pesquisador sênior do Centro de Governança de Comunicação da National Law University em Déli, Índia. Seu primeiro encontro da ICANN foi o ICANN 52 em Cingapura, em fevereiro. Ele descreveu a experiência como "ser uma voz na multidão". "Pessoalmente, acho que é preciso se preparar muito", disse Arun. Mas ele não se desanimou.

Falei com Arun em Istambul em março, no encontro de dois dias do Grupo de Trabalho Entre Comunidades encarregado de desenvolver propostas para aprimorar a responsabilidade da ICANN, um processo necessário paralelo ao trabalho de transição da administração da IANA. Quando os processos começaram e a ICANN incentivou a participação mais ampla, além de suas comunidades tradicionais, Arun também aceitou esse desafio e entrou no CCWG - Responsabilidade, um grupo de já contava com 134 participantes.« No encontro de Istambul, ele se reuniu cara a cara pela primeira vez com os outros membros e participantes desse grupo.

Durante um dos intervalos do trabalho, Arun concordou em ser entrevistado por mim. Ele explicou que a National Law University em Déli apoia suas viagens para participar da ICANN. Seu trabalho é informar as partes interessadas da Índia que não podem participar dos encontros da ICANN, para que elas saibam o que está acontecendo na organização. Arun disse que na Índia há muito interesse na função desempenhada pela ICANN para a governança da Internet, especialmente nos processos de transição da administração da IANA e responsabilidade da ICANN.

Antes de participar do encontro de Istambul, ele participava dos debates do CCWG on-line. Ele fazia perguntas sobre a função dos conselheiros independentes no CCWG e sobre a missão e os valores da ICANN.

Mas Arun admitiu que sua entrada na ICANN não foi fácil.

"Para ser franco, foi uma tarefa árdua entrar na cultura institucional da ICANN, começar a ser participante ativo das discussões da ICANN. Acho que existem algumas questões de diversidade que precisam ser abordadas imediatamente, especialmente dentro do contexto da transição da IANA".

Mas Arun também disse que criou afinidade com vários membros e participantes do CCWG on-line, e que, durante o encontro presencial em Istambul, foi fácil comunicar ideias ao grupo "mesmo que elas não fossem totalmente aceitas pelas pessoas que as ouviam".

Arun Sukumar

Quando o encontro de Istambul terminou no segundo dia e a maioria dos membros e participantes deixaram a sala, percebi que Arun continuava lá. Ele conversava com dois outros membros do grupo, que davam sugestões sobre os grupos constituintes da comunidade e como sua entrada na ICANN poderia ser mais fácil, lembrando que eles também já tinham sido iniciantes.

O vídeo com a entrevista completa de Arun Sukumar está aqui.

Authors

Jim Trengrove