ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Aberto o período de comentários públicos sobre o Relatório Final do Grupo de trabalho de procedimentos subsequentes de novos gTLDs da GNSO

2020 年 08 月 20 日
作者: Cheryl Langdon-OrrJeffrey Neuman

Em nome do Grupo de Trabalho do Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP) de procedimentos subsequentes de novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) da Organização de Apoio para Nomes Genéricos (GNSO), temos o prazer de comunicar a publicação da versão preliminar do nosso Relatório Final e o início do período de comentários públicos.

A versão preliminar do Relatório Final é o resultado de vários anos de deliberações do Grupo de Trabalho, incluindo a análise das opiniões da comunidade, recebidas durante vários períodos de comentários públicos, além de uma análise de declarações da rodada de novos gTLDs de 2012 e de relatórios anteriores do Grupo de Trabalho. Esse documento traz recomendações finais e orientações de implementação sobre temas dentro da abrangência do Grupo de Trabalho. Como algumas das recomendações foram alteradas substancialmente desde o último período de comentários públicos, a versão preliminar do Relatório Final será publicada para mais um período de comentários públicos. Essas alterações foram realizadas depois da consideração dos vários comentários públicos que recebemos, além de concessões feitas entre os membros do Grupo de Trabalho para resolver algumas preocupações em relação às recomendações iniciais.

O período de comentários públicos terá mais de 40 dias de duração e será encerrado em 30 de setembro de 2020.

O relatório todo está aberto para comentários, mas o Grupo de Trabalho pede que a comunidade se concentre nas áreas que mudaram desde a publicação do Relatório Inicial e do Relatório Inicial Suplementar, e também nas perguntas específicas que o Grupo de Trabalho fez para pedir a opinião da comunidade. Para ajudar a comunidade a preparar as respostas para os comentários públicos, os documentos incluídos para cada tema do relatório devem ser considerados como um pacote. Cada tema traz um resumo das diferenças significativas em relação aos dois relatórios anteriores, e a comunidade deve informar em que medida apoia a versão atual, com a oportunidade de fornecer mais explicações. Além disso, foram incluídas algumas perguntas sobre temas específicos em relação aos quais o Grupo de Trabalho busca mais comentários da comunidade. A estrutura desse fórum de comentários públicos foi criada para apoiar a natureza direcionada desse período de comentários públicos.

Reconhecemos que muitas das recomendações e orientações de implementação podem não estar totalmente alinhadas aos comentários recebidos anteriormente, mas garantimos que todos os comentários de períodos anteriores foram debatidos e abordados nesta versão preliminar do relatório final. Esta versão preliminar do Relatório Final representa centenas de horas de discussões e concessões para encontrar soluções aceitas por todos. Pedimos que todos tenham isso em mente na hora de responder à pesquisa.

Também fornecemos um anexo à versão preliminar do Relatório Final, que servirá como um recurso para ajudar os leitores a entender melhor quais temas do relatório evoluíram significativamente entre o relatório inicial e o relatório final. Recomendamos que os leitores analisem todas as recomendações em relação a um tema como um pacote para entender melhor o contexto completo tanto das recomendações quanto das alterações feitas.

Por último, vale lembrar que vamos usar os Formulários Google para receber os comentários. Consideramos que esse é o melhor método, devido à natureza direcionada deste período de comentários públicos. Sugerimos que você ou o seu grupo trabalhem off-line no PDF ou documento do Word fornecido e depois passem essas contribuições para os Formulários Google. Este link leva a um tutorial sobre o formulário de comentários públicos. Se tiver algum problema, entre em contato conosco ou com a equipe de políticas da ICANN. Esperamos seus comentários. 

Quais são as próximas etapas?

Após a análise dos comentários públicos recebidos sobre a versão preliminar do Relatório Final, o Grupo de Trabalho finalizará as recomendações, além de outros documentos. Os presidentes conduzirão uma teleconferência formal para chegar a um consenso sobre todas as recomendações e documentos produzidos antes que o Grupo de Trabalho envie o Relatório Final ao Conselho da GNSO, que pode adotar o Relatório Final para a consideração da Diretoria da ICANN. Se forem adotadas pela Diretoria, as recomendações passarão para a etapa de implementação pela organização da ICANN.

Agradecimentos

Os presidentes agradecem aos membros do Grupo de Trabalho e à equipe de políticas da ICANN pela dedicação constante, que permitiu a entrega desta versão preliminar do Relatório Final. Estamos ávidos por analisar os comentários públicos e finalizar as recomendações e outros documentos, enquanto trabalhamos para publicar o Relatório Final.

Authors

Cheryl Langdon-Orr

Co-Chair, NomComRIWG

Jeffrey Neuman