ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Estratégia para o Oriente Médio – Um Ano Depois

2014 年 07 月 7 日
作者:

Quando a Estratégia para o Oriente Médio [PDF, 1,47 MB] foi desenvolvida e aceita por todos, o Grupo de Trabalho da Estratégia para o Oriente Médio (MESWG) decidiu executar os resultados desse documento em fases como planos de implementação anuais. Embora o dia 1 de julho de 2013 tenha sido a data inicial para o ano 1 do plano de implementação, 1 de julho de 2014 marcou o início da execução do ano 2 do plano de implementação.

O Ano 1 do Plano de Implementação [PDF, 115 KB] da Estratégia para o Oriente Médio apresentou vários resultados desafiadores, mas ainda assim empolgantes. A Força-tarefa sobre IDNs em Escrita Árabe (TF-AIDN) foi inaugurada durante o 2º IGF árabe em Argel no início de outubro de 2013 e é um verdadeiro exemplo sobre como lidar com problemas relacionados aos IDNs em Escrita Árabe por meio de um modelo ascendente, com múltiplas partes interessadas e voltado para o consenso. A TF-AIDN produziu alguns resultados notáveis e realizou dois encontros frente a frente este ano, em uma tentativa de avançar seu trabalho. Outro marco importante foi o primeiro Fórum de DNS do Oriente Médio realizado em Dubai no início de fevereiro de 2014 e marcou o nascimento de uma plataforma para partes interessadas regionais a fim de incentivar e fortalecer o inexplorado setor de DNS na região. Para manter e expandir o interesse nesse fórum ao longo dos próximos anos, um comitê do programa foi formado em junho para desenvolver o programa e a agenda para futuros fóruns. Outro marco durante o ano 1 foi a Escola do Oriente Médio e Países Adjacentes sobre Governança da Internet (MEAC-SIG), realizada no Kuwait, em que 25 alunos de 9 países na região participaram de 5 dias de aprendizado extenso sobre assuntos relacionados à Governança da Internet. Por fim, para encerrar, foi realizado um plano de implementação para a avaliação e a revisão do ano 1 [PDF, 89 KB], e a comunidade foi atualizada durante o encontro da ICANN em Londres no final de junho.

O ano 1 foi concluído com a assinatura de dois contratos estratégicos, o Centro de Empreendedorismo do DNS (DNS-EC) [PDF, 675 KB] e o MoU (Memorando de Entendimento) com o Ministério de Comunicações e Tecnologia da Informação de Catar [PDF, 210 KB]. Esses dois contratos foram assinados durante o encontro da ICANN em Londres.

O plano de implementação do ano 2 [PDF, 29 KB] foi iniciado há alguns dias, e o trabalho já está em andamento para concretizar esse plano, cujo objetivo é atender melhor às necessidades da nossa região. O Centro de Empreendedorismo do DNS (DNS-EC) regional é provavelmente a estrela do plano de implementação deste ano, pois esse centro tem como objetivo fortalecer o setor de DNS no Oriente Médio e na África. Outro resultado importante esperado este ano é realizar um estudo de mercado para identificar os desafios e as oportunidades do setor de nomes de domínio na região. A segunda edição do Fórum de DNS do Oriente Médio e da Escola do Oriente Médio e Países Adjacentes sobre Governança da Internet (MEAC-SIG) é uma prioridade no nosso plano de trabalho, sendo que os preparativos para o 2º Fórum de DNS do Oriente Médio já estão em andamento. Alguns programas de treinamento estão no planejamento, e o trabalho já está em andamento para definir as necessidades e reservar o local e os instrutores para que eles sejam realizados.

O primeiro encontro da ICANN de 2015 será realizado em Marrocos, um país incluído na Estratégia para o Oriente Médio. Esperamos envolver a comunidade local e fornecer uma atualização sobre a estratégia, principalmente o que foi realizado até o momento, o que está planejado e obter possíveis sugestões.

Temos muito trabalho e grandes eventos pela frente!


Sobre o MESWG

O Grupo de Trabalho de Estratégia para o Oriente Médio (MESWG) é um grupo ad hoc de especialistas em Internet da região coberta pela estratégia, ou seja, os 22 estados árabes, Irã, Afeganistão e Paquistão (coletivamente chamados de "a Região"). O grupo de trabalho consiste em 21 especialistas de 11 países da região. A ICANN coordenou a formação do grupo de trabalho, e oferece todo o apoio necessário para que seus objetivos sejam atingidos. As metas estratégicas da ICANN para seu envolvimento na região são:

  1. Estimular uma participação em duas vias entre a ICANN e a comunidade geral da Internet na região;
  2. Desenvolver um setor de nomes de domínio forte e competitivo na região; e
  3. Promover mecanismos de governança da Internet por múltiplas partes interessadas na região.

Essas metas são divididas em três áreas principais estratégicas, a saber: Segurança e Estabilidade de DNS, Setor de Nomes de Domínio e Ecossistema de Governança da Internet.

Você pode encontrar mais informações sobre o MESWG na Wiki dedicada em https://community.icann.org/display/MES/Middle+East+Working+Group.

Authors

Fahd Batayneh

Fahd Batayneh

Stakeholder Engagement Director - Middle East
Baher Esmat

Baher Esmat

VP, Stakeholder Engagement - Middle East & Managing Director MEA