ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Programa Fellowship da ICANN: refletindo sobre o passado e aguardando o futuro

2017 年 11 月 20 日
作者:

Todo mundo que conhece o Programa de Fellowship da ICANN pode falar sobre os inúmeros benefícios que ele trouxe para a comunidade da ICANN. O programa foi criado há dez anos, com o objetivo de levar pessoas de comunidades desfavorecidas e com pouca representatividade do mundo todo à ICANN. É um programa com muita visibilidade. Os Fellows ocupam cargos de liderança na comunidade, são membros da Diretoria e da organização da ICANN, e muitos dos participantes da comunidade chegaram à ICANN por meio desse programa.

Desde 2007, mais de 640 pessoas foram aceitas no programa, representando uma grande diversidade de gêneros, perfis, regiões, experiências e expertise.

Quem são os Fellows e de onde eles vêm?

O programa de Fellowship já aceitou participantes de 133 países. A região com o maior número de Fellows é a América Latina e o Caribe, seguida por África, Oriente Médio e Ásia. Recentemente, a partir do ICANN55, começamos a aceitar participantes da América do Norte e de mais países da Europa.

No geral, de acordo com os dados disponíveis, 33% dos Fellows são do sexo feminino e 67% do sexo masculino (até agora, os participantes só tinham a opção de se declarar do sexo masculino/feminino).

Aproximadamente três quartos dos Fellows vêm de três setores: sociedade civil, governos e organizações intergovernamentais (OIGs), e universidades. Esse padrão se mantém em todas as regiões.

Para ver mais detalhes, confira a pesquisa de 10 anos do Programa de Fellowship da ICANN [PDF, 981 KB]. Essa pesquisa traz informações úteis sobre os papéis que os fellows desempenham na comunidade da ICANN. Ela mostra que, embora o programa seja um sucesso, ainda é necessário aumentar a participação dos Fellows na maioria das áreas de trabalho da ICANN. Por exemplo:

  • 69% (218) dos entrevistados afirmaram que participam da respectiva equipe regional da ICANN; 30% (96) estão envolvidos no desenvolvimento de uma estratégia regional.
  • 62% (198) estão participando de alguma comunidade, como mostra a imagem acima (os entrevistados podiam escolher várias opções).
  • 39% (125) contribuem ativamente, são líderes ou embaixadores. A pesquisa define "contribuir ativamente" como se envolver e estar ativo na comunidade; "líder" como alguém que desempenha ou desempenhou um cargo de liderança na comunidade; e "embaixador" como um líder atual ou antigo que trabalha como mentor para novatos ou uma pessoa que participa regularmente, aprende e ensina outras pessoas.
  • Além disso, 31% (67) são membros ou observadores que participam de alguma comunidade ou algum grupo.

De olho no futuro

Enquanto celebramos o sucesso do passado, também é hora de planejar o futuro. Nos últimos meses, analisamos como a comunidade da ICANN pode aumentar ainda mais o sucesso do programa no futuro, especialmente diante da nova missão e dos novos objetivos da ICANN.

A ICANN continua evoluindo, e o Programa de Fellowship precisa acompanhar o ritmo. Para isso, é necessário fazer uma análise cuidadosa do que funciona e o que precisa melhorar.

Esperamos conversar com a comunidade nas próximas semanas e meses, fazendo uma consulta mais ampla para definir a visão do programa para o futuro e identificar necessidades que devem ser priorizadas.

Authors

Sally Costerton

Sally Costerton

Sr. Advisor to President & SVP, Global Stakeholder Engagement and Interim President & CEO