zh

Canadá, a Internet precisa de você

2016 年 03 月 7 日
作者: Christopher MondiniChristopher Mondini

null

Pense no valor da Internet para sua empresa ou organização, pense em todas as maneiras como você usa esse recurso. Você precisa da Internet e a recíproca é verdadeira -- a Internet precisa de você. A Internet é muito valiosa, e sua governança é complexa. Com bilhões de dispositivos e trilhões de dólares em jogo, a Internet precisa de órgãos de governança inovadores, que incorporem as visões de todas as partes interessadas e se adaptem a circunstâncias dinâmicas.

As empresas podem se envolver com organizações que trabalhem em qualquer nível da governança da Internet: o nível de coordenação técnica, em que está a ICANN, por exemplo, o nível econômico e social, ou até o nível de infraestrutura. Confira nosso infográfico "Três camadas de governança digital" para saber mais sobre os órgãos envolvidos em todos os níveis. É essencial que as empresas se envolvam para equilibrar as visões de outras partes interessadas que possam ter ideias contrárias às necessidades da Internet única, global e interoperável.

De acordo com o Boston Consulting Group, a Internet contribui USD 4,2 trilhões com o PIB (Produto Interno Bruto) das economias do G20, e pode aumentar em 2,7% o PIB de um país e em 6 - 7% a receita de uma empresa. Adotar a Internet global é necessário para as economias e empresas globais se manterem competitivas.

Gerenciar a infraestrutura delicada da Internet e inovar sempre foi uma tarefa "ascendente". Empreendedores e visionários fazem sugestões dentro de várias comunidades e, se todos concordarem, elas se tornam padrões ou políticas disponíveis para todos. Esses padrões e políticas desenvolveram a Internet até ela se tornar a força econômica global que é hoje. Da mesma forma, a ICANN funciona com pessoas e ideias que podem se adaptar a economias e tendências sociais dinâmicas.

Há pouco tempo, dei uma palestra em um evento em Toronto que contou com a participação de muitas partes interessadas dos setores público e privado. Falei sobre os benefícios dessa abordagem e as desvantagens de outras, como a tomada de decisão multilateral baseada no sistema "um país, um voto".

É importante observar algo que eu destaquei durante o evento: diferente da maioria dos órgãos de governança, a ICANN trabalha com voluntários para formular políticas, padrões e inovações. Há empresas, organizações da sociedade civil, especialistas técnicos, oficiais do governo, universidades e usuários individuais do mundo todo envolvidos. Eles trabalham o ano todo, virtual e remotamente, em grupos de trabalho e comitês de políticas, e se reúnem três vezes por ano em um encontro aberto, gratuito e público. O próximo deles será realizado este mês em Marrakesh, Marrocos.

Esse sistema aberto e inclusivo é exclusivo, pois permite criar boas políticas sem marginalizar grupos de partes interessadas. No entanto, a continuidade do sucesso do sistema depende de uma base de partes interessadas crescente, próspera e diversificada. Se as partes interessadas da Internet não podem avançar em relação às questões de política, os governos frustrados podem sentir que sua única alternativa é legislar ou regulamentar, sem levar em conta os efeitos técnicos colaterais ou as ramificações globais.

É aí que você entra:

Está interessado em participar?

Em Toronto, eu e outros panelistas destacamos que a luta para manter esse sistema de governança ativo faz parte de uma luta mais ampla para salvar a Internet global. Recomendo que vocês se envolvam hoje mesmo para ajudar a manter o crescimento e o sucesso de nossa Internet dinâmica. Lembre-se, a Internet conta com VOCÊ.

Christopher Mondini é vice-presidente do departamento de Participação de Partes Interessadas Corporativas Globais e da América do Norte

Authors

Christopher Mondini

Christopher Mondini

Vice President, Stakeholder Engagement & Managing Director, Europe
Read biographyRead biography