ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Estou sendo respeitoso e construtivo?

2017 年 02 月 3 日
作者:

Os que se voluntariaram para o treinamento de uma equipe de estudantes ou amadores sabem como é ter uma multidão gritando insultos. O ataque chega como ofensa pessoal, intimidando o orientador voluntário. É evidente que o fato de o orientador estar dedicando conhecimentos e seu valioso tempo pessoal à organização não é reconhecido pelos participantes.

A ICANN prospera no voluntariado. Sem a devoção e o sacrifício das pessoas que apoiam a ICANN, e sua participação (frequentemente como voluntários) no desenvolvimento de modelos de múltiplas partes interessadas e de políticas ascendentes, a ICANN não sobreviveria. Alguns participantes movimentam-se para aceitar desafios de liderança, uma escolha motivada pelo compromisso e ativismo que mantém a ICANN ativa. Eles optam por se tornar "orientadores" da equipe e têm demonstrado habilidades e conhecimento para liderar e, normalmente por meio de eleições, são ofertados com essa oportunidade.

Lembra-se do orientador voluntário?

Esse fenômeno levanta uma questão muito interessante e digna de debate: A liderança deve ser menos sensível? Na minha opinião, até certo ponto, sim. O voluntário/participante está agora em uma posição de autoridade e espera-se que tenha as competências necessárias para lidar com críticas, discordâncias, questionamentos agressivos quanto a decisões e muitos outros desafios a sua liderança. Mas eles devem ser forçados a tolerar e mitigar críticas abusivas? Negatividade? Comentários contraproducentes, irritantes ou fúteis? Acho que todos concordamos que a resposta é não.

Vamos reservar um momento para refletir sobre crítica construtiva.

Crítica construtiva: Crítica ou conselho útil ou com a intensão de ajudar ou melhorar algo, normalmente com a oferta de possíveis soluções (dictionary.com). Então, como alguém oferece ou promove uma crítica construtiva? Acredito que a resposta seja a definição: "… útil… com intensão de ajudar… com a oferta de possíveis soluções."

Não estou pedindo que as pessoas facilitem a liderança. Mantenha-os responsáveis por suas decisões, exijam transparência e executem a aplicação das políticas. Eles entendem a função de liderança que assumiram e esperam que vocês os mantenham em suas obrigações.

Portanto, antes de criticar suas ações ou decisões, peço-lhes que considerem isto: façam com que eles sintam que vocês desejam ser parte da solução em vez de meros oponentes. Mudem sua percepção de crítica para que, em vez de ficarem na defensiva, tornem-se receptivos e acolham suas ideias.

Mas, acima de tudo, e isso não é negociável: tratem-lhes com respeito. Ao oferecer críticas construtivas em vez de simplesmente criticar, a liderança estará sendo tratada com respeito. Vocês estarão desafiando-os legitimamente ao mesmo tempo que demonstram interesse em um diálogo aberto sobre melhorias ou mudanças. Os comentários devem se concentrar no problema, não nas pessoas. Eles foram selecionados para liderar e enfraquecer essa liderança com mero criticismo é destrutivo. O objetivo de todos deve ser o sucesso da equipe, do grupo, da comunidade e do serviço da ICANN no mundo.

Então, antes de clicar em enviar ou falar, gostaria de lhes fazer uma pergunta muito simples: Essa mensagem é respeitosa e construtiva?

Siga os Padrões de comportamento esperados da ICANN sobre "Respeitar todos os membros da comunidade da ICANN de modo igual, comportar-se profissionalmente e demonstrar comportamento apropriado."

Authors

Herb Waye

Herb Waye

ICANN Ombudsman