ICANN 公告

敬请阅读 ICANN 的公告,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Minuta do relatório da pesquisa sobre estabilidade da raiz está disponível para comentário público

2016 年 10 月 27 日

LOS ANGELES – 27 de outubro de 2016 – A Corporação para Atribuição de Nomes e Números da Internet (ICANN) publicou hoje [PDF, 2.74 MB] um relatório preliminar sobre a Análise contínua de dados da estabilidade do sistema de servidor raiz (CDAR - Continuous Data-Driven Analysis of Root Server System Stability). A pesquisa analisa o impacto técnico do programa de novos gTLDs sobre a segurança e estabilidade do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) da raiz.

Comentário sobre a pesquisa.

A ICANN encomendou a pesquisa sobre o sistema CDAR, que foi feita pela organização de pesquisas independente TNO e suas parceiras, SIDN e NLnet Labs. Os achados ajudarão a comunidade da ICANN a determinar se é necessário adotar mais passos para proteger a segurança e estabilidade da zona raiz à medida que mais novos gTLDs forem delegados no futuro. A Diretoria da ICANN adotou a recomendação feita pelo Comitê Consultivo Governamental (GAC) de:

  • Estudar os efeitos do Programa de novos gTLDs sobre as operações do sistema raiz do DNS.
  • Adiar a delegação de novos gTLDs até que possa determinar-se se as delegações da rodada atual não estão colocando em risco a segurança ou a estabilidade do sistema raiz.

Achados e recomendações importantes:

A pesquisa não achou nenhuma prova de que a delegação de novos gTLDs degradasse a segurança e estabilidade do sistema do DNS da raiz. No programa de novos gTLDs, o ritmo de delegações tem se mantido gradual para garantir que ações de mitigação oportunas serão tomadas caso sejam observados sinais de degradação. Os autores da pesquisa recomendam que as delegações continuem sendo feitas de maneira gradual.

Também recomendaram o monitoramento contínuo de uma série de parâmetros de risco; mais importante ainda, o volume de consultas sobre o DNS em todos os servidores raiz e o aumento da quantidade de processamento exigida aos servidores de nomes raiz, fato que reduziria a capacidade de gerir o tráfego dos servidores.

Representantes do grupo de pesquisas CDAR vai deliberar sobre os achados e solicitar feedback durante uma sessão na reunião ICANN57.

Revisões do programa de Novos gTLDs

A pesquisa do sistema CDAR faz parte de uma série de revisões que avaliam se os objetivos do Programa de novos gTLDs estão sendo cumpridos. As revisões estão analisando uma série de áreas, incluindo os efeitos do programa sobre concorrência, confiança do consumidor e escolha do consumidor; a eficácia do processo de solicitação e avaliação, bem como a eficácia dos Mecanismos de Proteção de Direitos (RPMs) e outras formas de proteção incorporadas ao Programa.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter uma Internet segura, estável e interoperável. Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.