Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Anúncio: plano preliminar para continuar com a substituição da KSK

1 февраля 2018
Автор

В дополнение к языкам, использующимся в ООН, этот материал также доступен на

Foi aberto um período de Comentário Público formal da ICANN para receber contribuições da comunidade sobre a minuta de um plano [PDF, 93 KB] para continuar com o projeto de substituição da KSK. Este período de comentário público vencerá no dia 1 de abril de 2018 e estamos muito ansiosos por receber os comentários.

O plano propõe substituir a KSK da zona raiz em 11 de outubro de 2018 (um ano depois da data proposta no plano original), continuar com as atividades de extensão para notificar o máximo possível de operadores resolvedores e publicar mais observações dos dados do relatório de âncora de confiança da RFC 8141. Outros detalhes incluídos no plano.

Além disso, estamos planejando uma sessão na ICANN61 em Porto Rico para continuar conversando sobre o plano e obter mais contribuições.

O plano preliminar veio depois de nossa publicação de final de dezembro, em que a organização ICANN anunciou os próximos passos no processo de retomada do projeto de substituição da KSK da raiz. Descrevemos nossos esforços para rastrear os operadores de resolvedores do DNS que ainda não estavam prontos para a substituição.

Seguindo um protocolo descrito na RFC 8145, esses resolvedores problemáticos informaram aos servidores de raiz de uma configuração de âncora de confiança aplicável apenas à atual KSK (denominada KSK-2010) e não à KSK mais nova (denominada KSK-2017).

Na nossa publicação de dezembro também descrevemos nossa dificuldade para contatar os operadores e comentamos que nas ocasiões em que foi possível contatarmos um operador, ele nos informava das diferentes causas de sua demora na configuração.

O resultado é que esses resultados não foram muito úteis para esclarecer quais deviam ser os próximos passos para mitigar causas específicas nem ofereciam nenhuma orientação sobre como devia ser o processo adequado de informar os operadores. Considerando essa situação, anunciamos nossa intenção de solicitar as opiniões da comunidade sobre os critérios aceitáveis para proceder com a substituição da KSK da raiz.

Desde a publicação de dezembro, houve um dinâmico diálogo na comunidade entre os membros interessados. Durante esse diálogo todos concordaram com que não há uma forma de medição precisa da quantidade de usuários que seriam afetados pela substituição da KSK da raiz, mas também manifestaram que acreditavam que os futuros encarregados da substituição da KSK disponibilizariam melhores métodos de medição do que os atuais.

Todos aqueles que participaram das conversas acharam que a organização ICANN deveria proceder com a substituição da KSK da zona raiz de maneira pontual enquanto as atividades de extensão para garantir a máxima divulgação possível das informações sobre a substituição continuarem.

Esperamos continuar trabalhando com a comunidade da ICANN no que tange à substituição da KSK da zona raiz.

Authors

Matt Larson

Matt Larson

VP, Research