Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Obrigado, África, pelo sucesso do ICANN59

9 août 2017
Par

null

 

O ICANN59 foi realizado há apenas um mês e já parece que passou muito tempo!

Quero aproveitar esta oportunidade para compartilhar algumas lições que aprendi nesse encontro, que foi o terceiro realizado na África do Sul, o décimo primeiro no continente africano e o segundo dedicado ao desenvolvimento de políticas, seguindo a nova estratégia de encontros da ICANN. O ICANN59 teve 1.353 participantes inscritos, 498 deles da África, representando 37% do total. Esse número foi complementado por mais de 1.900 pessoas do mundo todo que usaram nossas plataformas online para participar remotamente. Leia mais sobre esse assunto aqui.

Lições aprendidas

Durante os quatro dias do ICANN59, as partes interessadas dos grupos constituintes trabalharam em divulgação, avanço de políticas e desenvolvimento de recomendações. Houve várias sessões entre comunidades, explorando assuntos como as normas gerais de proteção de dados (GDPR), detalhes sobre o orçamento da ICANN, a continuação da linha de trabalho 2, a receita dos leilões de novos gTLDs, uma emenda ao estatuto fundamental em relação às solicitações de reconsideração e muito mais. Se quiserem saber mais sobre os diferentes assuntos relacionados a políticas debatidos durante o ICANN59, baixem o relatório pós-ICANN59 aqui[PDF, 672 KB].

Fiquei emocionado com o alto nível de participação da Organização Regional At-Large da África (AFRALO). Com mais de 50 Estruturas At-Large (ALSes) em 30 países da África, a AFRALO é um âmbito importante para as partes interessadas participarem do processo multissetorial. Durante o ICANN59, a AFRALO também assinou um memorando de entendimento (MoU) com o Centro de Informação de Redes da África (AFRINIC), que aumentará a colaboração entre os dois grupos.

Conversando com os participantes do nosso programa de fellowship, ouvi várias palavras de incentivo. Quero compartilhar uma delas, de Evelyn Namara, que foi fellow pela segunda vez: "Como participante do programa de fellow pela segunda vez, me senti muito privilegiada e honrada por participar desse evento. O impacto do programa de fellowship pode ser sentido nos encontros da ICANN. Temos até um ex-fellow na Diretoria da ICANN", disse Evelyn. "Estou me preparando para seguir meu caminho depois do programa de fellowship, e quero poder contribuir tanto para a comunidade quanto os outros participantes do programa, além de continuar trabalhando com assuntos relacionados à governança da Internet. Quero agradecer mais uma vez a ICANN por oferecer essa oportunidade rara de que pessoas como eu se envolvam nesse processo multissetorial de governança da Internet".

Pensando nisso, estou convencido de que a alta porcentagem de participação africana, tanto no local quanto remotamente, será muito útil para incentivar mais africanos a participar de forma efetiva, especialmente dentro da nova estrutura de comunidade empoderada.

Ainda há muito trabalho a fazer em relação ao nível, à qualidade e à regularidade da participação. As estatísticas do encontro destacaram um desequilíbrio entre gêneros no ICANN59, com 61% de participação masculina versus 29% de participação feminina. Em relação à classificação de partes interessadas, os governos e a sociedade civil estavam relativamente bem representados (19% dos participantes eram governos e 27% sociedade civil/usuários finais), a comunidade técnica representou 18% dos participantes, e 15% dos participantes eram do setor privado e de nomes de domínio.

Por último, mas não menos importante, quero parabenizar os vencedores do Prêmio Multissetorial Ethos 2017, Hiro Hotta e Patricio Poblete. Esses dois membros da comunidade são grandes exemplos a seguir para o resto da comunidade da ICANN.

Também quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do ICANN59, especialmente nosso anfitrião local, a ZADNA. Espero ver todos vocês no ICANN60 em Abu Dhabi!

Se tiverem dúvidas, falem conosco através do nosso Centro de Participação em Nairóbi pelo e-mail queries.nairobiec@icann.org.

Authors

Sagbo Pierre Dandjinou

Sagbo Pierre Dandjinou

VP, Stakeholder Engagement - Africa