Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Atualização mensal por Theresa Swinehart

18 décembre 2014
Par

null

É difícil acreditar que 2014 já está terminando. O ano passado foi incrível para a confirmação da força do modelo com várias partes interessadas. O teste real começou no dia 14 de março, como o anúncio da NTIA de sua intenção de fazer a transição da administração das funções da IANA. Agora, no fim do ano, estou muito feliz com o esforço que a comunidade fez para embasar e desenvolver dois processos globais para que a transição seja bem-sucedida.

Para oferecer um panorama mais amplo dos grupos envolvidos em cada processo, criamos um infográfico que mostra a corelação dos dois processos e o fluxo de propostas de cada um. Confiram.

Chart depicting the Interrelation between the Iana Stewardship Transition and Enhancing ICANN Accountabilty Processes

O download pode ser feito aqui: https://www.icann.org/en/system/files/files/iana-stewardship-accountability-12dec14-en.pdf [PDF, 906 KB]

Outro recurso muito bom que foi criado é uma apresentação de slides publicada pela NTIA [PDF, 180 KB] que explica sua função atual de administração no gerenciamento da zona raiz. Para ajudar a embasar as discussões sobre a transição, essa apresentação reitera a função "administrativa" da NTIA na supervisão das funções da IANA.

Transição da administração da IANA

Três comunidades operacionais estão na reta final rumo ao prazo de 15 de janeiro para responder à Solicitação de Propostas de Transição do ICG [PDF, 84 KB].

OGrupo de Trabalho Entre Comunidades (CWG) da comunidade de nomes se reuniu em Frankfurt no final de novembro, onde as partes constituintes da RFP foram mais desenvolvidas. O trabalho de cada subseção foi coordenado em uma versão preliminar da proposta de transição [PDF, 1.72 MB], que atualmente está aberta para comentário público até 22 de dezembro. Com esse progresso, o CWG declarou com otimismo que sua proposta seria concluída dentro do prazo limite do ICG.

Each of the five Regional Internet Registries communities has been discussing transition proposals [PDF, 68 As comunidades de cada um dos cinco Registros Regionais da Internet estão debatendo propostas de transição [PDF, 68 KB] nos encontros de RIRs, por listas de e-mails e outros fóruns. Cada comunidade selecionou três membros para participar de uma Equipe consolidada de RIRs para a proposta de transição da IANA (equipe CRISP) para coordenar a criação de uma proposta unificada para enviar ao ICG. Segundo a equipe CRISP, há pequenas diferenças entre as propostas definidas por cada RIR, mas trabalhou em equipe para resolvê-las e está na etapa final do desenvolvimento da versão preliminar de sua proposta [PDF, 173 KB], que será publicada em alguns dias.

Depois dos debates do IETF 91 e por meio de sua lista de e-mails pública, os presidentes do IANAPLAN WG, representando a comunidade de parâmetros de protocolo, concluíram que o Grupo de Trabalho tinha chegado a um consenso suficiente sobre a proposta preliminar para passar para uma revisão mais ampla. A proposta preliminar passou por uma revisão de última hora por toda a IETF em meados de dezembro, e agora está nas mãos do Grupo de Gestão de Engenharia da Internet (IESG) para ser aprovada.

Aprimorando a Responsabilidade da ICANN

O regulamento do CCWG-Responsabilidade foi adotado pela GNSO, ALAC, ccNSO, GAC e ASO, e atualmente, o Grupo de Trabalho é formado por 150 pessoas, 26 membros e 124 participantes, além dos 30 observadores da lista de e-mails. Copresidido por Mathieu Weill (ccNSO) e Thomas Rickert (Conselho da GNSO), o grupo já se reuniu duas vezes, e se reunirá todas as terças-feiras até o ICANN52 em Cingapura. O Grupo de Trabalho também realizará um encontro presencial em Frankfurt, nos dias 19 e 20 de janeiro.

Aqui, temos o cronograma estimado para a conclusão do trabalho do CCWG-Responsabilidade:

Estimated Timeline of the CCWG-Accountability Process for 2015

Além do cronograma, o CCWG designou quatro subcomitês para a organização das pesquisas necessárias para a conclusão do trabalho. Cada área de trabalho tem um coordenador atribuído, e os membros e participantes se ofereceram para ajudar no trabalho. As quatro áreas são:

  • Área de trabalho 1: Revisar os mecanismos de responsabilidade existentes (inclusive as recomendações da ATRT1 e ATRT2)
  • Área de trabalho 2: Revisar as contribuições do Período de Comentário Público anterior e dividir os itens em Fluxo de Trabalho 1 e Fluxo de Trabalho 2
  • Área de trabalho 3: Revisar as questões identificadas pelo CWG-Administração
  • Área de trabalho 4: Identificar contingências (especialmente em relação ao Fluxo de Trabalho 1)

Fico muito feliz em ver que o grupo desenvolveu métodos de trabalho eficazes e ficou à vontade com o regulamento em pouco tempo. Essa perseverança permitiu que o grupo trabalhasse de forma rápida e coesa, entrando no caminho certo para o desenvolvimento de recomendações para os Fluxos de Trabalho 1 e 2 em tempo hábil.

Por último, o Grupo de Especialistas Públicos (PEG) anunciou sua seleção de conselheiros para o CCWG. Esses conselheiros contribuirão com pesquisas e recomendações para o Grupo de Trabalho, e oferecerão perspectivas sobre práticas recomendadas globais para diferentes assuntos, de governança e gerenciamento corporativo da Diretoria a estruturas de ética global e direitos humanos. Esperamos que essa expertise externa enriqueça as discussões do Grupo de Trabalho e nos ajude a atingir o nível de responsabilidade necessário para a transição.

Recomendamos que a comunidade se mantenha informada e participe das discussões sobre cada projeto. Em nome da ICANN e sua comunidade, quero expressar meu reconhecimento e gratidão a todos os voluntários que trabalharão nesses dois processos durante as festas de fim de ano.

Enquanto isso, continuem conferindo o site da ICANN, sigam a ICANN no Twitter ou curtam a ICANN noFacebook. Para ter acesso rápido às notícias mais recentes sobre os dois processos, acessem a página da transição: https://www.icann.org/stewardship-accountability.

Boas Festas!

– TS

Authors

Theresa Swinehart

Theresa Swinehart

SVP, Global Domains & Strategy