Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Recursos de WHOIS Aprimorados pelo Novo Guia Básico de WHOIS e a Ferramenta de Pesquisa Global

24 de enero de 2014
Por Margie Milam

Consolidando outro marco no comprometimento contínuo da ICANN em aprimorar o WHOIS com base nas recomendações da Equipe de Revisão de WHOIS, tenho a satisfação de anunciar que o Guia Básico de WHOIS está agora disponível em todos os seis idiomas da ONU (árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol). O Guia Básico de WHOIS foi projetado para ajudar o usuário comum de nomes de domínio a entender a estrutura envolvida no WHOIS.

O Guia Básico de WHOIS resume, em um nível superior, os diversos contratos, políticas, protocolos e padrões que coletivamente apoiam o sistema de WHOIS. Ele apresenta um formato de texto fácil de ler e decifra o juridiquês contratual e as especificações técnicas para ajudar o leitor a entender e a usar a estrutura de WHOIS. Com base nos requisitos do RAA de 2013 e no Contrato de Registro da Base de Novos gTLDs, o Guia Básico de WHOIS inclui links para documentações específicas de referência a fim de ajudar aqueles que buscam informações mais detalhadas sobre WHOIS.

Também foi publicado hoje um Plano Preliminar de Implementação [PDF, 341 KB] para a Ferramenta de Pesquisa Global de WHOIS, atualmente em desenvolvimento. Esse Plano descreve o projeto que propusemos para a criação de uma interface comum que englobe o Serviço InterNIC a fim de fornecer melhor capacidade de utilização para os consumidores, incluindo a exibição dos dados completos de registrantes de todos os nomes de domínio de gTLDs (independentemente se o gTLD opera serviços de WHOIS thin ou thick). A Fase I da Ferramenta de Pesquisa de WHOIS deverá ser lançada até o Encontro de Cingapura da ICANN, em março de 2014.

Você está convidado a compartilhar suas opiniões sobre essas novidades relacionadas ao WHOIS e se acha que elas facilitam a compreensão sobre o WHOIS e o tornam mais acessível. Forneça feedback sobre o Guia Básico de WHOIS ou o Plano Preliminar de Implementação [PDF, 341 KB] por e-mail para: whois@icann.org até 24 de fevereiro de 2014.

Authors

Margie Milam