Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

WHOIS: melhorias contínuas em andamento

9 de junio de 2015
Por Margie Milam

O ritmo das conquistas recentes da comunidade relacionadas a WHOIS é realmente impressionante, ainda mais com todo o trabalho dedicado à transição da administração da IANA. Desde o encontro de Cingapura, a comunidade enfrentou questões difíceis relacionadas ao WHOIS, como dados de registro internacionalizados, novos protocolos de acesso e regras propostas para serviços de privacidade e proxy. Essas recomendações orientadas pela comunidade refletem a força do modelo multissetorial exclusivo da ICANN e sua capacidade de responder de forma responsável às necessidades do mercado da Internet e de nomes de domínio.

Alguns destaques:

  • Publicação do IETF RFC 7481 , descrevendo um novo protocolo de acesso, conhecido como RDAP, que permite o fornecimento de dados de registro internacionalizados.
  • PDP da GNSO para o credenciamento de privacidade e proxy - Relatório Inicial [PDF, 1.3 MB] publicado para comentários públicos, propondo um conjunto abrangente de novas regras que devem ser aplicadas a serviços de privacidade e proxy.
  • O Grupo de Trabalho de Especialistas sobre os dados de registro internacionalizados publicou a Versão Preliminar do Relatório Fina[PDF, 568 KB] para comentários públicos, descrevendo um modelo de dados para permitir dados de contato internacionalizados.
  • Os registradores e a equipe da ICANN analisaram a especificação de precisão de WHOIS do Contrato de Credenciamento de Registradores (RAA) e solicitou comentários sobre as atualizações sugeridas.
  • Sistema de Relatórios de Precisão de WHOIS (ARS) - Estudo piloto concluído/ lançamento da Fase 1 das ARS- avaliações de precisão sintática, incorporando melhorias [PDF, 211 KB] baseadas no feedback da comunidade e nas lições aprendidas com o piloto.
  • A Diretoria aprovou a estrutura do processo do EWG, desenvolvida em colaboração com a GNSO, para avaliar se são necessárias novas políticas para criar a próxima geração de serviços de diretório de registro para substituir o WHOIS atual.

Essas são apenas algumas de muitas melhorias relacionadas ao WHOIS que estão em andamento. Consulte o gráfico de melhorias do WHOIS [PDF, 579 KB] para conhecer os detalhes mais recentes. Entrando no segundo semestre de 2015, essas melhorias vão continuar e estamos preparando a formação da segunda equipe de revisão de WHOIS de acordo com a Afirmação de Compromissos da ICANN.

Authors

Margie Milam