Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Sala Cheia no Tech Day do ICANN 51

4 de noviembre de 2014
Por

null

O recente encontro ICANN 51 em Los Angeles reuniu participantes da comunidade técnica para o 25º Tech Day como parte da colaboração com a Reunião Anual do DNS-OARC (DNS Operations Analysis and Research Center, Centro de Investigação e Análise de Operações do DNS).

A sala ficou cheia, com espaço apenas para as pessoas ficarem em pé durante grande parte do dia. Havia cerca de 200 pessoas na sala e uma participação maior on-line do que nos encontros anteriores da ICANN.

CTO Peter Marx on Tech Day at ICANN51

Peter Marx – CTO de LA (acima)

Paul Mockapetris fez uma palestra inicial sobre "Interrupções e o DNS". Peter Marx, CTO (Chief Technology Officer, Diretor de Tecnologia) da cidade de Los Angeles, fez uma apresentação incrível sobre as maneiras que a cidade de Los Angeles está usando a Internet e tecnologia para fornecer serviços avançados. As conversas realizadas depois do almoço com Joe Sullivan, Diretor de Segurança do Facebook, e Alex Stamos, Diretor de Segurança do Yahoo, foram dedicadas às respostas relacionadas à vigilância na Internet e ao aumento de ataques. Esses dois temas geraram discussões animadas com os participantes.

Alex Stamos from Yahoo.com and Joe Sullivan from Facebook on Tech Day at ICANN51

Alex Stamos (Yahoo) e Joe Sullivan (Facebook)

Foram realizadas outras apresentações por Patrik Fältström sobre IDNA 2008 e Unicode, pela Microsoft sobre os recursos de análises de dados em seu DNS Server e pela NIC.CL sobre seu trabalho para desenvolver uma solução de HSM econômica para ccTLDs que ajudaria a reduzir as barreiras para a entrada de operadores de TLD de pequenos países e de países em desenvolvimento na adoção do DNSSEC. A AFNIC fez uma palestra sobre um recente incidente no DNS envolvendo o .wf, enquanto o Verisign Labs apresentou uma pesquisa sobre o vazamento de .onion no DNS e apresentou a ferramenta DNSViz.

Durante a tarde, foi realizada uma "Competição do DNS" moderada por Jacques Latou, da CIRA, entre diversos provedores de servidores, inclusive o KnotDNS, NSD, Yadifa, BIND, Nominum, PowerDNS e Microsoft. Cada provedor teve a oportunidade de falar sobre suas abordagens para o desempenho e funcionalidades, para recursos voltados a pequenos e grandes operadores de TLD e para o gerenciamento de conformidade. A Digicert forneceu uma atualização sobre RPKI.

Vários participantes disseram que este foi o Tech Day mais "técnico" de todos, em comparação aos encontros anteriores da ICANN, mas também o mais acessível e prático. Muitos Recém-chegados do programa Fellowship participaram do evento. O público fez perguntas interessantes e participou das discussões. O evento foi um bom exemplo de como nossas comunidades técnicas, empresarial e de pesquisa podem compartilhar informações nos encontros da ICANN.

O Tech Day começou no encontro do DNS-OARC, no domingo, em que foram realizadas várias apresentações por especialistas em pesquisas e operações, inclusive especialistas de universidades, como a USC, a Boston University, o MIT, bem como a equipe técnica da ICANN sobre colisões de nomes, Geoff Huston, da APNIC, e especialistas dos operadores de TLD Nominet, CIRA, CZNIC, entre outros.

The DNS-OARC Meeeting at ICANN51

Encontro do DNS-OARC (foto cortesia de Mehmet Akcin)

Com o passar dos anos, o Tech Day, originado na Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País (ccNSO), deixou de ser uma sessão de um ou dois dias e ganhou uma programação completa voltada para todos os participantes do encontro da ICANN, sejam eles técnicos ou interessados em tecnologia. O Grupo de Trabalho do Tech Day continua se dedicando a pensar em maneiras para incentivar a participação no Tech Day entre os membros da comunidade e destacar as diversas sessões técnicas mais facilmente na programação do encontro da ICANN.

Authors

Patrick Jones

Patrick Jones

VP, Global Stakeholder Engagement