Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Compartilhando um plano para aprimoramentos nos comentários públicos

12 de junio de 2014
Por

A Equipe de Apoio ao Desenvolvimento de Políticas recentemente assumiu a supervisão diária da infraestrutura de comentários públicos da ICANN. Essa responsabilidade inclui coordenação, avaliação, desenvolvimento e implementação de aprimoramentos direcionados para todos os mecanismos de feedback e contribuição da comunidade da ICANN.

A equipe levou um tempo considerável analisando a infraestrutura, os processos e os procedimentos existentes de comentários públicos, e reunindo dados sobre a atividade da comunidade para determinar quais mudanças inspiradas pelas recomendações originais da ATRT1 foram eficazes.

Juntamente com esses esforços e com as recentes recomendações da ATRT2 sendo revisadas pela Diretoria, a Equipe trabalhou ao longo das últimas semanas para desenvolver um plano de implementação para o aprimoramento dos comentários públicos. Esse trabalho é baseado em feedback anterior de líderes da comunidade que identificaram uma série de possíveis áreas para aprimoramentos dos comentários públicos. O plano foi compartilhado com os membros da Diretoria que nos incentivaram a dar continuidade nele.

A equipe espera dar prosseguimento na implementação de aprimoramentos específicos de processos de curto prazo após o Encontro Público da ICANN em Londres (ICANN 50). Essas mudanças de curto prazo serão avaliadas para analisar sua eficácia após seis meses enquanto aprimoramentos de longo prazo são desenvolvidos.

Aprimoramentos imediatos de curto prazo que serão implementados

Entre os aprimoramentos imediatos que serão implementados após o encontro de Londres, estão:

  • A fase de respostas aos comentários dos fóruns de comentários públicos será eliminada. A avaliação dos dados e o feedback da comunidade confirmam que essa experiência, inspirada pelas recomendações da ATRT1, não foi eficaz.

  • A equipe estabelecerá uma programação padronizada para a abertura de futuros períodos de comentários públicos em intervalos regulares. Pretendemos abrir os períodos de comentários públicos de acordo com uma programação mensal estabelecida, provavelmente duas vezes por mês (por exemplo, na primeira e na terceira segunda-feira de cada mês). Esperamos que isso possibilite a melhor organização do trabalho das várias comunidades da ICANN e de seus membros.

  • As expectativas serão estabelecidas e impostas entre a equipe da ICANN para garantir a criação imediata de relatórios de resumo após os períodos de comentários públicos. Será feito um gerenciamento rigoroso da conformidade com esses novos processos como também um registro das métricas.

  • Será instituído um processo para as reclamações da comunidade sobre o conteúdo dos relatórios de resumo e os mecanismos para as correções.

  • A ICANN retornará para o formato de um período mínimo para comentários. Nos próximos 6 meses (após a implementação dos novos processos), o padrão do período mínimo de comentários será de 40 dias.

A equipe publicará essas mudanças para a comunidade e realizará apresentações através de seminários na Web sobre os novos procedimentos e processos esperados antes que eles sejam implementados. É possível que a data de implementação seja no final de julho de 2014. Assim, os novos processos serão aplicados a todos os novos fóruns de comentários públicos abertos após essa data.

Aprimoramentos de longo prazo que estão sob consideração e desenvolvimento

Em parceria com nossos colegas de comunicações on-line, os aprimoramentos de longo prazo para a infraestrutura de comentários públicos estão atualmente em desenvolvimento à medida que procuramos maneiras de aproveitar novas tecnologias e os recursos do site ICANN.org. Conforme a equipe identifica essas oportunidades e faz recomendações, vamos solicitar o feedback e a contribuição da comunidade.

O processo de comentários públicos é um componente fundamental dos processos ascendentes e orientados por consenso de desenvolvimento de políticas no modelo de múltiplas partes interessadas da ICANN. Por isso, nós valorizamos todo o feedback que reunimos até agora. Espero discutir essas futuras mudanças nos processos durante o encontro de Londres, e juntos vamos identificar novas áreas para continuar os aprimoramentos em nossos processos com o objetivo de buscar e receber a contribuição da comunidade e dar prosseguimento nessa contribuição. Entre em contato comigo, Rob Hoggarth, ou com Carlos Reyes, no encontro em Londres.

Authors

David Olive

David Olive

SVP, Policy Development Support & Managing Director - Washington, D.C.