ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Atualização do Planejamento de Implementação da Transição da Administração da IANA (Volume 3)

20 June 2016
By Trang Nguyen

A ICANN está compilando atualizações sobre o andamento do trabalho relacionado ao planejamento de implementação dos processos de Transição da Administração da IANA e de Aprimoramento de Responsabilidade da ICANN. O objetivo dessas atualizações é ajudar a informar as partes interessadas sobre os acontecimentos recentes dentro desses processos, próximas datas importantes, bem como os documentos e versões preliminares mais recentes do período.

Gerenciamento da zona raiz

O segmento voltado para o planejamento de implementação do gerenciamento da zona raiz contém projetos relacionados às alterações no RZMS (Root Zone Management System, Sistema de Gerenciamento da Zona Raiz) para remover o processo de autorização da NTIA, testes paralelos da produção e dos sistemas de RZMS, bem como o desenvolvimento e a execução de um contrato com a Verisign como o mantenedor da zona raiz.

Alterações do RZMS (Sistema de Gerenciamento da Zona Raiz) para remover a função de RZA (Administrador da Zona Raiz) e suporte a testes paralelos

Atualização de status:

Faltam 75 dias para o início do período de 90 dias dos testes paralelos e tudo está ocorrendo dentro do planejado. Clique aqui para ver os relatórios diários de comparações das operações paralelas do sistema de gerenciamento da zona raiz da Verisign referentes a todos os arquivos da zona raiz gerados.

A ICANN publicará o segundo dos três relatórios mensais sobre o progresso dos testes paralelos do RZMS durante o período de testes nos próximos dias. O relatório estará disponível na página da ICANN dedicada aos testes paralelos.

Se não forem identificadas diferenças inexplicáveis nos arquivos da zona raiz entre o RZMS de produção e o RZMS dos testes paralelos, o período de testes será encerrado em 5 de julho de 2016.

Documentos/comunicados publicados:

Comparações diárias da Verisign das operações paralelas do sistema de gerenciamento da zona raiz

 

RZMA (Contrato do Mantenedor da Zona Raiz)

Atualização de status:

A ICANN e a Verisign estão trabalhando para finalizar os últimos detalhes pendentes relacionados ao RZMA (Root Zone Maintainer Agreement, Contrato do Mantenedor da Zona Raiz). O contrato será disponibilizado para revisão pública depois de finalizado.

Documentos/comunicados publicados:

Nenhuma.

 

Transição da administração

O segmento relacionado ao plano da transição da administração contém projetos para preparar os contratos com as comunidades operacionais, criar uma entidade de PTI (Post-Transition IANA, IANA Pós-transição), estabelecer um CSC (Customer Standing Committee, Comitê Permanente do Consumidor) e um RZERC (Root Zone Evolution Review Committee, Comitê de Revisão de Evolução da Zona Raiz), operacionalizando os mecanismos de escalonamento de serviços do consumidor da IANA e os SLAs (Service Level Agreements, Contratos de Nível de Serviço).

SLEs (Expectativas de Nível de Serviço) para a comunidade de nomes

Atualização de status:

O trabalho em andamento para definir metas de desempenho para a comunidade de nomes está dentro do cronograma. A ICANN tem coletado dados de SLE desde março e, com base nos dados recebidos, pretende sugerir metas de desempenho para a equipe de design de SLE do CWG-Administração (Grupo de Trabalho Entre Comunidades sobre Nomes) levar em consideração em julho.

Além da coleta de dados, a ICANN também está trabalhando para desenvolver um painel on-line que exibirá as metas finais de desempenho e o desempenho real com relação às metas.

Documentos/comunicados publicados:

Nenhuma.

Lista de e-mails:

http://mm.icann.org/pipermail/dt1

 

SLA (Contrato de Nível de Serviço) para os serviços de numeração da IANA

Atualização de status:

A NRO (Number Resource Organization, Organização de Recursos Numéricos) publicou a versão 5.2 do SLA para remover todas as referências a um Anexo, uma vez que a descrição no Artigo 4.3 é suficiente para a finalidade do SLA.

Em 27 de maio de 2016, a Diretoria da ICANN emitiu uma resolução (2016.05.27.06) aprovando o SLA para a efetivação de assinatura. Depois de assinado, o SLA entrará em vigor após a conclusão da transição.

Documentos/comunicados publicados:

Contrato de nível de serviço para serviços de numeração da IANA (documento final para assinatura)

Marcação de alterações entre as versões 5.1 e 5.2 do SLA

Lista de e-mails:

https://www.nro.net/pipermail/ianaxfer/

 

Contrato suplementar ao MoU (Memorando de Entendimento) com a IETF (Força-tarefa de Engenharia da Internet)

Atualização de status:

Em 27 de maio de 2016, a Diretoria da ICANN emitiu uma resolução (2016.05.27.07) aprovando o contrato suplementar ao MoU para a efetivação de assinatura. Depois de assinado, o contrato entrará em vigor após a conclusão da transição.

Documentos/comunicados publicados:

Nenhuma.

Lista de e-mails:

Nenhuma.

 

Comitê Permanente do Consumidor (CSC)

Atualização de status:

Em 1 de junho, a ICANN enviou uma Solicitação de indicação de membros e representantes para o CSC aos presidentes e copresidentes das Organizações de Apoio e dos Comitês Consultivos da ICANN, bem como para o Grupo de Interesse de Registros.

A solicitação pede que as respectivas organizações iniciem seus processos para indicar candidatos que atuarão como membros e representantes para o CSC.

O prazo para as organizações enviarem as seleções de candidatos é 22 de julho.

Documentos/comunicados publicados:

Lista de e-mails:

http://mm.icann.org/pipermail/cwg-stewardship/

http://mm.icann.org/pipermail/iotf

 

RZERC (Comitê de Revisão de Evolução da Zona Raiz)

Atualização de status:

Uma versão preliminar do regulamento para o RZERC foi finalizada e está disponível para um período de comentários públicos de 30 dias até o dia 10 de julho de 2016.

Depois que o regulamento do RZERC for adotado, a ICANN tomará as providências necessárias para formar o comitê, que entrará em funcionamento após a conclusão da transição.

Documentos/comunicados publicados:

Regulamento do RZERC (Comitê de Revisão de Evolução da Zona Raiz)

Lista de e-mails:

http://mm.icann.org/pipermail/cwg-stewardship/

http://mm.icann.org/pipermail/iotf/

 

PTI (IANA Pós-transição)

Atualização de status:

O estatuto e o contrato social da PTI foram divulgados para a comunidade em 13 de maio de 2016. A equipe jurídica da ICANN está atualmente trabalhando com o consultor legal independente do CWG-Administração na revisão dos documentos preliminares. Depois que os documentos forem finalizados, eles serão disponibilizados para comentários públicos.

Além disso, a ICANN compartilhou uma proposta de abordagem de implementação para a PTI à IOTF (Implementation Oversight Task Force, Força-tarefa de Supervisão de Implementação) em 24 de maio. As discussões com a IOTF sobre essa abordagem proposta ainda estão em andamento.

Documentos/comunicados publicados:

Propostas de abordagem para a implementação da PTI

Lista de e-mails:

http://mm.icann.org/pipermail/cwg-stewardship/

http://mm.icann.org/pipermail/iotf/

 

Aprimoramentos de responsabilidade

O segmento relacionado ao planejamento dos aprimoramentos de responsabilidade contém planos para implementar os aprimoramentos nos processos de solicitação de reconsideração e revisão independente da ICANN, atualizar os documentos de governança da ICANN e operacionalizar os novos poderes da comunidade definidos pelo CCWG-Responsabilidade (Grupo de Trabalho Entre Comunidades para o Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN).

Novo Estatuto da ICANN

Atualização de status:

A equipe jurídica da ICANN divulgou o resumo e a análise dos comentários públicos, bem como a versão revisada do Estatuto da ICANN para a Diretoria da ICANN e o Grupo de Coordenação do Estatuto em 25 de maio de 2016. As equipes jurídicas externas afirmaram que o novo Estatuto reflete as recomendações da proposta. Esses recursos também foram disponibilizados na página de comentários públicos.

Em 27 de maio de 2016, a Diretoria da ICANN emitiu resoluções (2016.05.27.01-2016.05.27.04) para a adoção do novo Estatuto da ICANN. A ICANN encaminhou o novo Estatuto à NTIA (National Telecommunications and Information Administration, Administração Nacional de Telecomunicações e Informação) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos nesse mesmo dia.

O novo Estatuto da ICANN entrará em vigor após o encerramento do Contrato de Funções da IANA entre a ICANN e a NTIA.

Documentos/comunicados publicados:

Resumo de relatório de comentários públicos

Tabela detalhada com a análise da ICANN sobre os comentários

Proposta do novo Estatuto (revisada após a consideração dos comentários)

Marcação de alterações no Estatuto (alterações do dia 20 de abril)

Memorando para o Grupo de Coordenação do Estatuto sobre os itens a serem considerados

Listas de e-mails:

http://mm.icann.org/pipermail/bylaws-coord/

http://mm.icann.org/pipermail/accountability-cross-community/

http://mm.icann.org/pipermail/cwg-stewardship/

http://mm.ianacg.org/pipermail/internal-cg_ianacg.org/

 

Atualização do contrato social da ICANN

Atualização de status:

A versão preliminar da atualização do contrato social da ICANN está disponibilizada para um período de comentários públicos de 40 dias até o dia 6 de julho de 2016.

Todas as partes interessadas poderão ler e dar feedback sobre a versão preliminar da atualização do contrato social durante o período para comentários públicos. Os comentários serão analisados e incorporados para a Diretoria da ICANN antes de serem considerados por ela para a adoção da atualização do contrato social.

A atualização do contrato social deverá ser adotada como parte do processo de planejamento da implementação. Depois de adotado, o contrato social deverá entrar em vigor após a conclusão da transição.

Documentos/comunicados publicados:

Lista de e-mails:

Nenhuma.

 

Independent Review Process (IRP)

Atualização de status:

O CCWG-Responsabilidade formou uma equipe de trabalho chamada de IOT (Equipe de Supervisão da Implementação de IRP) para definir os procedimentos do processo aprimorado de IRP estabelecido pelo CCWG-Responsabilidade na sua proposta da linha de trabalho 1.

Documentos/comunicados publicados:

Nenhuma.

Lista de e-mails:

http://mm.icann.org/pipermail/iot/

Authors

Trang Nguyen