ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Tem um nome de domínio? Confira o que você precisa saber (parte 1)

31 August 2017
By Trang Nguyen

null

Parte 1: Por que você precisa manter suas informações de contato atualizadas

No ano passado, você recebeu um e-mail do seu registrador lembrando de revisar e analisar suas informações de contato? Você deve ter recebido esse e-mail. Ele é longo e contém muitas informações, mas é importante que não seja ignorado. Ele pede para você revisar as informações de contato associadas ao seu nome de domínio e, se necessário, fazer alterações. É importante manter suas informações de contato atualizadas por vários motivos.

Quando o registro do seu nome de domínio está por expirar, o registrador precisa avisar você. Normalmente, ele faz isso por e-mail. Se o registrador não conseguir se comunicar com você porque suas informações de contato não estão atualizadas e o seu nome de domínio expirar, a recuperação pode levar muito tempo e pode ser muito cara ou até impossível.

Outro motivo importante para manter suas informações de contato atualizadas é garantir que você vai receber os avisos do seu registrador quando houver alguma alteração no registro do seu nome de domínio. Esses avisos são para a sua proteção, para que você possa verificar e confirmar a validez das alterações feitas ou tomar as medidas apropriadas caso elas não sejam autorizadas. Os malfeitores podem usar métodos mal-intencionados para acessar sua conta e alterar as informações associadas ao registro do seu nome de domínio para impedir que você acesse a sua conta e sequestrar o nome de domínio. É importante manter as informações de contato do registro do nome de domínio atualizadas para proteger você e seus negócios.

O que pode acontecer se as informações de contato do seu nome de domínio não estiverem atualizadas

Se você fornecer informações erradas de propósito ou não atualizar essas informações rapidamente em caso de alteração, o registrador pode suspender ou até mesmo cancelar o registro do nome de domínio. Isso também pode acontecer se você não responder às consultas do registrador se ele perguntar se suas informações de contato estão corretas.

Como garantir que as informações de contato do seu nome de domínio estejam atualizadas

Se qualquer informação de contato (e-mail, endereço, telefone, etc) mudar, entre em contato com o registrador para atualizá-la. O e-mail anual que você recebe do seu registrador é um requisito da Política de lembrete de dados de WHOIS (WDRP) da ICANN, mas você não precisa esperar esse lembrete. Se houver alguma alteração, é importante que você atualize as informações de contato o mais rápido possível para evitar interrupções ou a perda do registro do seu nome de domínio. A ICANN não pode atualizar as suas informações de contato para você, então você precisa entrar em contato com o registrador para fazer isso.

Devido a questões de segurança, como ataques de phishing, se você tiver alguma dúvida ou pergunta sobre a legitimidade dos e-mails sobre os dados de WHOIS, pode entrar em contato diretamente com o registrador. Se você acha que não está recebendo os e-mails de lembrete do registrador, escreva para a ICANN pelo e-mail compliance@icann.org.
Quer saber mais? Clique aqui para saber cinco coisas que todo registrante de nome de domínio deve saber sobre a Política de lembrete de dados de WHOIS da ICANN (WDRP).

 


A série "Tem um nome de domínio? Confira o que você precisa saber" faz parte do trabalho da ICANN para ajudar você a entender melhor as políticas que afetam você, sua função no DNS (Sistema de Nomes de Domínio) e a função da organização da ICANN, dos registros e dos registradores no ecossistema do DNS.

Authors

Trang Nguyen