ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

CIF 2015 comprova que os canadenses estão com tudo na governança da Internet

15 June 2015
By

null

Na semana passada, tive o prazer de participar do segundo Fórum Canadense de Internet (CIF), realizado no Museu da Natureza em Ottawa, Ontário. O lugar era muito lindo, assim como a cidade, mas com um nível tão alto de interesse e participação, acho que pode ser necessário procurar outro salão ou outro local para o CIF no ano que vem.

O salão estava cheio e os participantes puderam ouvir discussões entre líderes de negócios, governos, sociedade civil, acadêmicos e a comunidade técnica sobre assuntos essenciais para o futuro da Internet e sua governança.

O dia começou com um painel multissetorial sobre os processos de transição da administração da IANA e aprimoramento da responsabilidade da ICANN. Os canadenses já estão ajudando a abrir caminho com essas práticas orientadas pela comunidade, que no mundo todo geraram 450 horas de trabalho, mais de 20.000 interações em listas de e-mails e mais de 280 eventos. O painel contou com apresentações de Milton Mueller, do grupo de coordenação da transição da administração da IANA, Fiona Alexander, da Administração Nacional de Telecomunicações e Informações (NTIA) dos Estados Unidos, além de Wolfgang Kleinwächter e George Sadowsky da Diretoria da ICANN. Depois de ouvir as palestras e ter uma ideia da situação dos processos, os participantes se dividiram em pequenos grupos de trabalho para conversar sobre como os canadenses podem se envolver mais nesses trabalhos específicos.

Devido à importância de uma conclusão bem-sucedida para os processos de transição e responsabilidade, esses assuntos estiveram presentes ao longo do dia. No entanto, assim como o Fórum Global de Governança da Internet, o CIF explorou problemas que vão além do âmbito da ICANN. John Ralston Saul, autor e presidente da PEN International, fez uma apresentação fervorosa sobre questões de políticas da Internet e sua relação com a manutenção da liberdade de expressão. A tarde foi dedicada à discussão da função do Canadá na governança da Internet mais ampla, uma conversa inspiradora nesse momento em que os canadenses lidam com questões como privacidade e segurança.

Conforme nos aproximamos do encontro ICANN 53 em Buenos Aires e a comunidade multissetorial se aproxima de entregar uma proposta à NTIA para a transição e a responsabilidade, o CIF serve como lembrete da dedicação dos canadenses a garantir a segurança, a estabilidade e a interoperabilidade da Internet e que ela continue disponível para todos.

O IGF-USA, equivalente regional do CIF, será realizado no dia 16 de julho em Washington, D.C. Confiram aagenda completa do CIF 2015 e algumas das pesquisas mais recentes sobre a opinião do Canadá sobre a governança da Internet.

Joe Catapano é Gerente de Programas da Participação Global de Partes Interessadas da ICANN na América do Norte.

Authors

Joe Catapano

Joe Catapano

Stakeholder Engagement Director - North America & Global Academia