ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Por que a Sociedade Civil deveria se importar com aspectos relativos à Governança da Internet? Ciclo de Eventos em Washington aborda esta questão

1 March 2016
By

null

Membros da Sociedade Civil da região de Washington D.C. foram contemplados com um ciclo de eventos com o objetivo de aprimorar a capacitação e conscientização acerca de questões fundamentais da Governança da Internet nos dois primeiros meses do ano.

A Global Knowledge Partnership Foundation e o Comitê da Sociedade da Internet da Região Metropolitana de Washington DC (ISOC-DC) colaboraram sediando três eventos na cidade:

  • "Segurança e Privacidade: Capacidade da Internet para Organizações Sem Fins Lucrativos e ONGs"
  • "Capacidade de Internet para o Bem Social"
  • "Organizações sem fins lucrativos e o DNS: Sua Importância"

Eu tive o prazer de fazer uma apresentação durante a terceira sessão. Eu apresentei uma visão geral de alto nível sobre a ICANN e seu papel no ecossistema da Internet, seguido por uma breve descrição do status da Transição de Administração da IANA e do Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN. A apresentação foi pautada por motivos pelos quais a Sociedade Civil deveria se envolver com a ICANN, enfatizando as recentes conquistas da sociedade nas atividades da ICANN.

Assim, por que a sociedade civil deveria estar realmente envolvida com a ICANN? Não há uma resposta específica para esta pergunta, mas eu sinto que as razões mais importantes sejam as seguintes:

  • O modelo multissetorial da ICANN é um sistema em que as organizações da Sociedade Civil não devem apenas observar. Elas estão no meio da política de iniciação e negociação, tomando decisões em conjunto por consenso com outros grupos de Partes Interessadas.
  • A sociedade civil tem a expertise na atribuição e manutenção das responsabilidades das entidades de governança, além da experiência em entender e explicar aspectos de interesse público, bem como a habilidade em ser inovadora e propor soluções.
  • Grupos interessados em áreas bastante diversificadas, como defesa do consumidor, privacidade, responsabilidade social corporativa, liberdade de expressão entre outros assuntos, encontram espaço onde o nome de domínio e políticas de endereçamento da Internet interagem com suas causas.
  • A Sociedade Civil já desempenha um papel fundamental e indispensável na ICANN. Entretanto, ampliar sua participação é crucial para garantir que estas vozes sejam numerosas e de fato ouvidas, bem como para assegurar a excelência na elaboração de políticas e fortalecer um modelo de gestão que se se encaixe ao cenário atual e futuro.

Quer saber mais sobre como a sua organização de sociedade civil pode se envolver com a ICANN? Envie um e-mail para civilsociety@icann.org. Os registros de todos os eventos encontram-se disponíveis no site do Fórum de Políticas da Internet da ISOC-DC

Joe Catapano é Gerente de Programas da área de Participação de Partes Interessadas Global da ICANN, América do Norte

Authors

Joe Catapano

Joe Catapano

Stakeholder Engagement Director - North America & Global Academia