ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Lançamento da primeira versão das regras de geração de etiquetas para a zona raiz

2 March 2016

A ICANN tem o prazer de anunciar que a primeira versão das regras de geração de etiquetas para a zona raiz (LGR-1) foi lançada. O LGR-1 é a primeira versão de um conjunto de regras conservadoras para determinar a validez e as variantes das etiquetas para a zona raiz do DNS. Leia a publicação no blog e saiba mais sobre o trabalho da comunidade para promover ainda mais o multilinguismo na Internet.

O LGR-1 foi desenvolvido depois do Procedimento para desenvolver e manter regras de geração de etiquetas para a zona raiz referente às etiquetas de IDNA [PDF, 1,39 MB]. Ele contém pontos de codificação, variantes e regras para a escrita árabe, definidos pela comunidade e avaliados pelo Painel de integração. Quando outras propostas de para outras escritas forem aprovadas e atendam aos requisitos de integração, serão lançadas novas versões do LGR. Depois de finalizada, cada versão pode ser aplicada de forma mecânica para determinar a validez da etiqueta de um domínio de primeiro nível solicitado e o conjunto máximo de etiquetas de variantes alocáveis para as escritas aceitas. Há mais mecanismos em desenvolvimento para determinar quais dessas etiquetas de variantes alocáveis realmente serão alocadas para os solicitantes de domínios de primeiro nível.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você digita um endereço em seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser exclusivo, para que os computadores possam se encontrar. A ICANN ajuda a coordenar e administrar esses identificadores exclusivos em todo o mundo. A ICANN foi fundada em 1998 como uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos, com uma comunidade de participantes do mundo todo. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter a segurança, a estabilidade e a interoperabilidade da Internet. A ICANN também promove a concorrência e desenvolve políticas para o primeiro nível do sistema de nomes da Internet, além de facilitar o uso de outros identificadores exclusivos. Para obter mais informações, acesse: www.icann.org.