en

Convocatória de voluntários: grupo de trabalho de revisão da GNSO

27 July 2016

In addition to the U.N. six languages, this content is also available in

Resumo

O Conselho da Organização de Apoio a Nomes Genéricos (GNSO) adotou o Estatuto [PDF, 565 KB] do GT de Revisão da GNSO durante sua reunião em 21 de julho de 2016. Este Grupo de Trabalho tem a responsabilidade de elaborar um plano de implementação das recomendações para a revisão da GNSO [PDF, 407 KB], que foram adotadas recentemente pela Diretoria da ICANN. Esta é a Convocatória de Voluntários para trabalhar com o Grupo de Trabalho. Encorajamos todos aqueles que estiverem interessados na revisão da GNSO a apresentar-se como voluntários para colaborar com a elaboração do plano de implementação e com sua posterior implementação.

Responsabilidades deste grupo de trabalho

Conforme ao Estatuto [PDF, 565 KB] do GT de revisão da GNSO, o referido GT será responsável por elaborar um plano de implementação que inclua um cronograma realista para a implementação, uma definição dos resultados desejados e uma forma de medir o estado atual e o progresso para obter o resultado desejado das recomendações do GT de revisão da GNSO, adotadas pela Diretoria da ICANN (trinta e quatro - 34 - recomendações do Relatório Final [PDF, 727 KB] do Examinador Independente, isto é, todas as recomendações, salvo as recomendações 23 e 32). O plano de implementação deve ser encaminhado ao Conselho da GNSO para sua aprovação e, posteriormente, ser submetido à consideração pela Diretoria da ICANN. Depois da aprovação do plano de implementação, o Grupo de Trabalho também deverá executar e supervisionar a implementação das recomendações do GT de Revisão da GNSO, salvo se especificado de forma diferente no plano de implementação.

O Grupo de Trabalho da GNSO também terá a responsabilidade de considerar quaisquer novas solicitações1 de parte do Conselho da GNSO concernentes a questões relacionadas a processos e procedimentos do Conselho da GNSO e a orientações do GT que, segundo o Conselho da GNSO ou um grupo encomendado por esse conselho, precisavam ser submetidas a debate. No entanto, a principal prioridade do GT vai ser a elaboração de um plano de implementação e a posterior implementação das recomendações do GT de Revisão da GNSO.

Cronograma e resultados pendentes

O GT de Revisão da GNSO deverá encaminhar o plano de implementação ao Conselho da GNSO para ele ser submetido à consideração na reunião do Conselho da GNSO na ICANN57 como prazo final, visando cumprir com o objetivo fixado pela Diretoria de 'um plano de implementação que contenha um cronograma realista para a implementação, definição de resultados desejados e uma maneira de medir o estado atual e o progresso para o resultado esperado deverá ser encaminhado à Diretoria assim que possível, mas não depois de seis (6) meses depois da adoção desta resolução'2 , isto é, dezembro de 2016.

Como fazer parte

Cada Grupo Constitutivo e/ou Grupo de Partes Interessadas da GNSO vai identificar um membro principal e um membro alternativo para fazer parte do GT de Revisão da GNSO. Além destes membros designados, quem estiver interessado/a poderá ingressar ao grupo de trabalho como participante ou observador. É importante destacar que os participantes deverão assistir a teleconferências e participar ativamente das conversas online. Também deverão remeter uma Declaração de Interesse, conforme à Seção 5.0 dos Procedimentos Operacionais da GNSO [PDF, 1.31 MB]. Os observadores poderão seguir o trabalho do grupo através da lista de emails, mas não poderão enviar mensagens à referida lista nem participar ativamente das chamadas.

Os participantes e observadores interessados deverão preencher a planilha de registro até Sexta-feira 19 de agosto de 2016.

Próximos passos

Anunciamos que o GT de Revisão da GNSO vai convocar uma reunião online pela primeira vez para a última semana de agosto de 2016. Depois disso, as reuniões online feitas a intervalos regulares serão programadas de acordo ao plano de trabalho do GT, cuja elaboração será uma de suas primeiras tarefas.

Mais informações e preparação

Para aqueles interessados/as em apresentar-se como voluntários/as, solicitamos revisar os materiais seguintes:

  1. Recomendações para a Revisão da GNSO [PDF, 407 KB]
  2. Relatório final de examinadores independentes [PDF, 727 KB]
  3. Perguntas Frequentes

Histórico

A segunda revisão independente da GNSO começou em 2014. O Relatório Final do examinador independente foi publicado em 15 de setembro de 2015 (veja https://www.icann.org/en/system/files/files/gnso-review-final-15sep15-en.pdf [PDF, 1.99 MB]) e as 36 recomendações nas áreas de: participação e representação, desenvolvimento contínuo, transparência e alinhamento com o futuro da ICANN. O Conselho da GNSO adotou a análise de viabilidade e priorização das recomendações da Revisão da GNSO (veja: http://gnso.icann.org/en/drafts/review-feasibility-prioritization-25feb16-en.pdf [PDF, 407 KB]) em 14 de abril de 2016 com a modificação da Recomendação 21, que menciona que o conselho recomenda que os colaboradores que trabalham com a GNSO implementem métodos de compartilhamento de informações de pesquisas de alta importância relacionadas aos gTLDs para ajudar os membros da comunidade da GNSO a aumentar sua base de conhecimentos (baixa prioridade).

Em 25 de junho, a Diretoria da ICANN aceitou o Relatório Final do examinador independente, levando em conta a Análise de Viabilidade e Priorização do GT da GNSO das recomendações da revisão da GNSO, adotadas com modificações pelo Conselho da GNSO. A Diretoria adotou trinta e quatro (34) recomendações do Relatório Final (isto é, todas as recomendações exceto as recomendações 23 e 32). Além disso, a Diretoria solicitou que o Conselho da GNSO formasse um grupo para supervisionar a implementação das recomendações aceitas pela Diretoria.

Conforme à moção adotada em 21 de julho de 2016, o Conselho da GNSO adotou o Estatuto [PDF, 565 KB] do GT de Revisão da GNSO e deu instruções à equipe para fazer uma Convocatória de voluntários para colaborar com o GT.


1 Para itens remetidos para revisão 'sob encomenda', O GT de Revisão da GNSO espera receber contribuições detalhadas de parte do grupo afetado pela mudança processual/operacional pertinente. Veja o formulário modelo de solicitações em :https://community.icann.org/download/attachments/14713135/GNSO-SCI-ReviewRequest-yyymmdd_template.docx?version=1&modificationDate=1469143165000&api=v2 [DOCX, 102 KB].

2 A resolução da Diretoria foi adotada em 25 de junho de 2016.