مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

ICANN trabalha com o PIR Center de Moscou para apresentar artigos sobre o espaço cibernético

6 يوليو 2017
بقلم Alexandra Kulikova

A ICANN continua buscando melhores maneiras de cumprir sua missão principal, definida no estatuto da organização, e a segurança, a estabilidade e a resiliência do sistema de identificadores únicos da Internet se destacam como prioridades para as comunidades da Internet no mundo todo.

Nesse caminho, muitas vezes o modelo multissetorial enfrenta o desafio da distribuição desigual das vozes de diferentes comunidades e suas opiniões sobre temas globais. Alguns desses temas são a segurança, a estabilidade e a resiliência de infraestruturas locais e globais da Internet, a Internet das coisas (IoT) e as ameaças que ela traz, as implicações da transição da administração da IANA e a segurança cibernética. Essas vozes aumentam a ampla diversidade de perspectivas sobre esses problemas, e, ao mesmo tempo, demonstram que muitos temas relacionados à governança da Internet e à segurança cibernética são comuns no mundo todo.

Gostaríamos de apresentar à comunidade da ICANN e a todos os interessados uma coleção de artigos com o título "Governança global da Internet e segurança cibernética sob o ponto de vista de especialistas russos," publicados entre 2015 e 2016 na Security Index1, uma das publicações russas mais influentes, que analisa questões globais de segurança. Junto com o PIR Center, um grupo de pensadores de Moscou, traduzimos os cinco artigos para o inglês. Esses artigos foram escritos por especialistas da comunidade de Internet da Rússia, representando diferentes partes interessadas do grupo constituinte de negócios (Olga Makarova da MTS, uma das maiores operadoras móveis da Rússia, Alexey Lukatsky da Cisco Systems), da comunidade técnica (Andrey Kolesnikov, ex-diretor do ccTLD .ru/.рф, atual diretor da Associação Russa para a Internet das Coisas e membro da Diretoria At-Large da ICANN) e da comunidade acadêmica (Oleg Demidov e me, consultores do PIR Center).

Embora tenham sido escritos e publicados em russo há mais de um ano, eles apontam e analisam temas muito importantes, oferecendo lições importantes que continuam sendo relevantes e úteis para a comunidade.

Conhecer essa coleção de artigos é útil para criar políticas bem embasadas e inclusivas, e também para ter conhecimento geral das discussões sobre assuntos relacionados à cibernética em um país que se destaca por iniciativas e problemas relacionados à segurança cibernética.

Agradecemos ao PIR Center e aos autores pelo trabalho de realizar essa publicação, e convidamos todos vocês para ler "Governança global da Internet e segurança cibernética sob o ponto de vista de especialistas russos."


1 A seleção e a tradução de artigos teve o apoio da ICANN

Authors

Alexandra Kulikova