مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Atualização sobre o Grupo de Trabalho de diferentes comunidades sobre Governança da Internet.

21 فبراير 2014
بقلم Olivier Crépin-Leblond و Rafik Dammak

por Olivier Crepin-Leblond e Rafik Dammak

A gênese do Grupo de Trabalho de Diferentes Comunidades sobre Governança da Internet (CCWG Ig), bem como outras iniciativas similares, nos remete a vários desenvolvimentos de Governança da Internet do ano passado, entre eles, a concepção de /1net durante o IGF em Bali e a Declaração de Montevidéu assinada pelos líderes de várias organizações envolvidas em coordenar a infraestrutura técnica global da Internet. Durante a reunião ICANN 48 em Buenos Aires em novembro, houve também muito debate na comunidade sobre a questão da Governança da Internet. De fato, foi durante uma reunião muito concorrida da comunidade, cedo de manhã, que foi sugerido formar o CCWG Ig. A ideia foi fornecer à comunidade da ICANN uma oportunidade para contribuir para o diálogo e para os resultados da Reunião Multi-Setorial Global sobre o Futuro da Governança da Internettambém conhecida como NETmundial, mediante um processo ascendente liderado pela comunidade.

Pouco tempo depois da reunião, o CCWG Ig foi lançado com as seguintes ferramentas de comunicação:

A participação do CCWG está aberta para membros de Organizações de Apoio (AO) e Comitês Consultivos (CC) participantes da ICANN com pelo menos um representante de cada OA, CC e Grupo de Partes Interessadas, e não mais de cinco. Além disso, as OA e os CC têm autorização para nomear "candidatos" que podem participar de todas as chamadas em conferência e fazer contribuições, à discrição do Presidente da reunião, mas não têm autorização para postar na lista de correio do Grupo de Trabalho nem para participar da determinação consensuada. Todos os membros do grupo estão envolvidos ou têm conhecimentos profundos sobre questões de Governança da Internet, e têm afiliaçõescom outros grupos (IGF, ISOC, IETF, Registros de Internet Regionais , etc.). A ICANN está oferecendo seus colaboradores para apoiar as atividades do Grupo de Trabalho.

Para definir os objetivos, a abrangência, as regras e procedimentos para o Grupo de Trabalho, os membros das AO e dos CC adotaram um Estatuto que ainda está sendo submetido a debate e modificações. O documento afirma que o grupo "foi estabelecido como parte dos preparativos da Comunidade da ICANN para a iniciativa /1Net, a Reunião Multi-Setorial no Brasil em 2014, bem como para o Painel sobre o Futuro da Cooperação da Internet Global e foros relacionados para coordenar, facilitar e aumentar a participação dos membros da comunidade da ICANN desses foros e processos".

Para alcançar seu objetivo, o CCWG Ig vai empreender as atividades seguintes, embora essa lista não seja exaustiva:

  • Oferecer orientação aos Colaboradores da ICANN e ao CEO a respeito de questões de governança da Internet;
  • Organizar sessões focadas nas OA e nos CC em eventos da ICANN;
  • Divulgar e resumir informações concernentes a eventos e processos de Governança da Internet;
  • Redigir e remeter os Pareceres e Declarações de sua parte.

O Grupo de Trabalho tem duas prioridades para o futuro imediato:

  • Planejar uma sessão pública e uma reunião presencial durante o evento ICANN 49, na Singapura. A sessão pública é uma oportunidade real para ouvir opiniões da comunidade sobre o trabalho do Grupo e para coletar seus comentários para a fase de trabalho seguinte do Grupo.

  • Preparar o conteúdo para contribuições para a reunião NETmundial. Em consonância com o espírito multi-setorial da reunião, todas as partes interessadas poderão fazer suas contribuições para os conteúdos através do site para debater princípios aceitos coletivamente de governança da Internet e propor um roteiro para continuar com a evolução do ecossistema de governança da Internet.

Acreditamos que a participação das múltiplas partes interessadas e vozes é essencial para o desenvolvimento dos processos e atividades de Governança da Internet. Devemos trabalhar juntos para dar forma ao futuro da Internet e para garantir a continuidade de sua prosperidade e crescimento. Aqui, quatro maneiras de participar:

  1. Ingressar na nossa Working Group’s discussion list as an observer;
  2. Participar da conversa global;
  3. Preencher sua expressão de interesse para a reunião NETmundial;
  4. Fazer sua contribuição para conteúdos!

Por favor, participe!

Contexto para a Lista de Correio do CCWG-IG

 

Contexto para a Lista de Correio do CCWG-IG

Authors

Olivier Crépin-Leblond

Rafik Dammak