ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Atualização sobre a estratégia do Oriente Médio

2013 年 12 月 12 日
作者:

por Fahd A. Batayneh – Coordenador de participação de partes interessadas, Oriente Médio

Neste momento no ano passado, o Grupo de Trabalho de Estratégia do Oriente Médio (MESWG) iniciou seu trabalho. Vinte e dois voluntários 1 de onze países diferentes da região colaboraram para desenvolver uma estratégia para ajustar as necessidades do ecossistema da Internet na região, especialmente o setor de nomes de domínio e governança de Internet, além de fortalecer a participação da região na ICANN e em outros processos relacionados à Internet. O grupo de trabalho criou um documento com uma estratégia de três anos e um plano de implementação de um ano para o ano fiscal 14 2. O grupo de trabalho concordou em revisitar o plano de implementação periodicamente com base no que foi realizado e no que precisa ser feito.

O grupo de trabalho teve sua primeira reunião cara a cara durante o evento ArabMIG em Dubai, no começo de março de 2013. Outros encontros aconteceram nas reuniões da ICANN em Pequim e Durban. O grupo também apresentou seus resultados à comunidade durante as reuniões da ICANN em Pequim e Durban.

Um ano depois, o grupo de trabalho está colhendo os frutos de seu trabalho duro. Então, como estão as coisas agora?

Força-tarefa sobre nomes de domínio árabes internacionalizados (TF-AIDN)

AForça-tarefa sobre nomes de domínio árabes internacionalizados (TF-AIDNfoi formada em setembro de 2013, e foi anunciada durante o segundo IGF árabe em Algiersno começo de outubro de 2013. Vinte voluntários de 11 países, representando mais de 10 idiomas árabes diferentes, estão trabalhando em conjunto para que os IDNs em escrita árabe abranjam mais idiomas, diversificando assim sua utilização na comunidade de escrita árabe. A força-tarefa está realizando seu trabalho principalmente por e-mail, além de fazer teleconferências e chamadas por Skype regularmente. Um fato interessante sobre a força-tarefa é que nenhum membro, exceto dois, faz parte do MESWG. Além disso, a grande maioria dos voluntários da força-tarefa é de caras novas do IDN árabe. Em outras palavras, não só existe uma força-tarefa dedicada aos IDNs árabes, mas também estão aparecendo novos interessados no processo da ICANN.

Um dos problemas em que o grupo de trabalho está trabalhando é o desenvolvimento de um documento do Painel de Geração (GP) para a escrita árabe, por isso formou-se um subgrupo para realizar essa tarefa. Quatro membros da força-tarefa se ofereceram para participar dessa tarefa e desenvolver o documento preliminar, e dois outros membros se ofereceram para revisar essa versão preliminar assim que estiver pronta. Atualmente, o documento do GP está sendo analisado por toda a TF-AIDN e preparado para o envio à ICANN em sua versão final.

A TF-AIDN espera ter pelo menos duas reuniões presenciais em 2014, cada uma com duração de 2 a 3 dias.

Força-tarefa para atividades de desenvolvimento de capacidades (TF-CBA)

Os membros do MESWG concordam que um grande impulsionador da estratégia é desenvolver capacidade em todos os cantos da região, como meio de instruir as pessoas sobre problemas específicos da governança de Internet. No dia 1 de dezembro de 2013, o grupo de trabalho fez uma convocação de voluntários para as Atividades de Desenvolvimento de Capacidade da Força-tarefa (TF-CBA). Dois membros do MESWG avaliarão as inscrições enviadas, espera-se que mais membros com diferentes expertises e conjuntos de habilidades participem. A convocação permanecerá aberta mesmo depois do início das atividades da força-tarefa, mas os avaliadores começarão a analisar as inscrições nos últimos 10 dias de dezembro, com tempo para anunciar o grupo de voluntários escolhidos no começo de janeiro de 2014.

Os programas e atividades de desenvolvimento de capacidade do MESWG incluirão os assuntos amplos a seguir:

  • Operações de registros e registradores de DNS;
  • Marketing e desenvolvimento de negócios de nomes de domínio;
  • Protocolos e tecnologias de DNS, inclusive DNSSEC, IPv6, IDNs, etc.;
  • Planejamento, gerenciamento e aplicação de segurança de DNS; e
  • Governança na Internet.

Os candidatos interessados em participar da TF-CBA devem cumprir com os requisitos a seguir:

  • Experiência em desenvolvimento de capacidade em programas relacionados a um ou mais dos assuntos mencionados acima.
  • Disposição para trabalhar de 5 a 10 horas por semana nos procedimentos da força-tarefa, principalmente durante as etapas iniciais; e
  • Fluência em inglês. O domínio de outros idiomas usados na região é uma vantagem.

    Os candidatos interessados devem enviar seu CV e uma carta de apresentação por e-mail para tf-cba-owner@meswg.org mencionando informações pertinentes que possam fortalecer a candidatura. Esses CVs e cartas de apresentação serão publicados na página da Wiki da TF-CBA: https://community.icann.org/display/MES/TF-CBA+Wiki+Space.

    Se você ou algum conhecido estiverem interessados em participar da TF-CBA, escreva para nós pelo e-mail meswg@icann.org. A TF-CBA não é restrita a candidatos da região, qualquer pessoa com a expertise e o tempo disponível necessários pode se inscrever.

Modelo de treinamento de instrutores

Outro item de discussão interessante no MESWG é um modelo de "treinamento de instrutores". O WG idealiza o desenvolvimento de capacidade além do domínio da estratégia. O grupo está de acordo que esse modelo pode ser aprimorado quando a TF-CBA começar.

Sobre o MESWG

O Grupo de Trabalho de Estratégia do Oriente Médio (MESWG) é um grupo ad hoc de especialistas em Internet da região coberta pela estratégia, ou seja, os 22 estados árabes, Irã, Afeganistão e Paquistão (coletivamente chamados de "a região"). O grupo de trabalho consiste em 21 especialistas de 11 países da região. A ICANN coordenou a formação do grupo de trabalho, e oferece todo o apoio necessário para que seus objetivos sejam atingidos. Os objetivos estratégicos da ICANN para seu envolvimento na região são:

  1. Promover o envolvimento entre a ICANN e a comunidade de Internet mais ampla na região;
  2. Criar um setor de nomes de domínio robusto e competitivo na região; e
  3. Promover mecanismos de governança na Internet com várias partes interessadas na região.

    Esses objetivos estão divididos em três áreas estratégicas de concentração: Segurança e estabilidade de DNS, Setor de nomes de domínio e Ecossistema de governança na Internet.

    Você pode encontrar mais informações sobre o MESWG na Wiki dedicada:https://community.icann.org/display/MES/Middle+East+Working+Group.

Sobre a TF-AIDN

A TF-AIDN é uma iniciativa do MESWG que se concentrará nas questões técnicas e soluções para promover a definição, implementação segura e facilidade de uso de IDNs árabes para a comunidade. O escopo do trabalho pode mudar com o tempo, mas as questões técnicas atuais abrangem pelo menos o seguinte:

  • Conjunto de regras de geração de etiquetas com escrita árabe (LGR) para a zona raiz
  • LGRs de segundo nível para a escrita árabe
  • Protocolo e prática de dados de registro internacionalizado de escrita árabe
  • Aceitação universal de IDNs e variantes em escrita árabe
  • Desafios técnicos relacionados ao registro de IDNs árabes e variantes
  • Software operacional para operações de registros e registradores de IDNs em escrita árabe
  • Questões de segurança de DNS especificamente relacionadas a IDNs árabes e variantes
  • Material de treinamento técnico sobre IDNs em escrita árabe

    A força-tarefa está começando suas operações, mas continuará aberta para a participação. As pessoas interessadas em participar da força-tarefa como voluntárias devem enviar seu CV e uma carta de apresentação a tf-aidnadmin@meswg.org.

    Você pode encontrar mais informações sobre a TF-AIDN na Wiki dedicada: https://community.icann.org/display/MES/TF-AIDN+Work+Space.


1 Um membro do grupo de trabalho acabou entrando na ICANN como membro da equipe.

2 O ano fiscal da ICANN começa no dia 1 de julho e vai até 30 de junho do ano seguinte.

Authors

Fahd Batayneh

Fahd Batayneh

Stakeholder Engagement Director - Middle East