ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Acompanhando o futuro do Programa de Novos gTLDs

2015 年 01 月 28 日
作者:

O Programa de Novos gTLDs, um dos avanços mais importantes do espaço da Internet nos últimos anos, continua ganhando impulso: mais de 400 novos gTLDs foram introduzidos até agora e estamos só começando. O Programa representa um trabalho significativo da comunidade da ICANN, e continuamos recebendo mensagens de pessoas interessadas em saber mais sobre essas oportunidades e como participar.

Qual é a próxima etapa? A ICANN tem o compromisso de abrir outra janela de solicitações de novos gTLDs o mais rápido possível, mas antes disso temos muito trabalho a fazer.

Atualmente, a ICANN está dedicando recursos a uma série de análises do Programa de Novos gTLDs, a fim de avaliar os resultados do Programa até agora em relação aos objetivos originais. Esperamos que essas análises reflitam as contribuições valiosas da comunidade, inclusive lições e práticas recomendadas que embasarão a consideração de futuros procedimentos.

Para acompanhar melhor o trabalho de análise, criamos uma nova página on-line com informações sobre as análises do programa. O objetivo é oferecer um recurso consolidado para acompanhar as diferentes análises e atividades que devem ser realizadas dentro do Programa.

Leia sobre as Análises do Programa de Novos gTLDs.

Cada página fornece informações sobre cada área da análise, inclusive:

  • Implementação do programa – Uma análise da eficiência e da eficácia da implementação do Programa de Novos gTLDs
  • Segurança e estabilidade – Uma análise do impacto do Programa de Novos gTLDs sobre o sistema raiz do DNS
  • Proteção de direitos – Uma análise da eficácia dos mecanismos de proteção de direitos, como o Centro de Informações de Marcas, o Sistema de Suspensão Rápida Uniforme e os Procedimentos de Resolução de Disputas Pós-delegação
  • Concorrência, Confiança e Escolha do Consumidor (CCT) – Uma análise segundo a Afirmação de Compromissos da ICANN, que inclui a consideração do impacto do Programa sobre essas áreas, bem como a eficácia dos procedimentos de avaliação e elementos de proteção do Programa.

Em breve, você encontrará relatórios, versões preliminares de documentos e fóruns de comentários públicos pertinentes nessas páginas. Também publicamos uma versão atualizada do Plano de Trabalho das Análises e Avaliações do Programa de Novos gTLDs [PDF, 691 KB], para apresentar os avanços em cada área e os cronogramas atuais de várias atividades (quem gosta de versões com controle de alterações pode ver o que mudou aqui [PDF, 428 KB]).

Recomendamos que você confira a nova página das Análises do Programa participe e apoie as atividades que ajudarão a embasar o desenvolvimento da próxima rodada do Programa de Novos gTLDs. A participação e os comentários de toda a comunidade da Internet são essenciais para o sucesso dessas análises.

Finalmente, convidamos você para nos encontrar em Cingapura (ou participar remotamente) no dia 9 de fevereiro de 2015 para uma sessão sobre o Programa de Novos gTLDs: status, análises e próxima rodada, no 52o encontro público da ICANN. Consulte a programação do ICANN 52 para obter mais detalhes.

Authors

Karen Lentz

Karen Lentz

VP Policy Research & Stakeholder Programs