ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Revisões do Programa de novos gTLDs: coleta e análise de dados

2015 年 06 月 8 日
作者:

null

Quando a ICANN abrirá outra rodada de solicitação de novos gTLDs? A próxima rodada está no horizonte, mas primeiro a ICANN precisa se concentrar na execução de uma análise abrangente e multidimensional de como o Programa de novos gTLDs atendeu aos seus objetivos originais, um assunto sobre o qual eu já escrevi em janeiro de 2015.

As revisões do programa de novos gTLDs já estão em andamento. Estamos coletando e analisando dados de várias áreas da revisão, inclusive implementação do programa, mecanismos de proteção de direitos, e concorrência, confiança e escolha do consumidor.

Alguns marcos importantes até agora são a publicação de uma revisão da versão preliminar dos mecanismos de proteção de direitos (RPM) e o primeiro Estudo Global de Pesquisa do Consumidor sobre o Sistema de Nomes de Domínio.

Recentemente, publicamos um resumo dos comentários públicos [PDF, 1 MB] recebidos sobre o relatório preliminar de RPM [PDF, 1.3 MB]. Esses comentários públicos serão usados para atualizar o relatório preliminar que será publicado depois do ICANN53. Ele embasará possíveis discussões sobre políticas na GNSO, revisões do impacto do programa sobre a concorrência, confiança e escolha do consumidor, bem como a revisão do Centro de Informações de Marcas recomendada pelo GAC.

A pesquisa do consumidor, realizada pela Nielsen, mede o conhecimento do consumidor, a percepção de escolha do consumidor, a experiência e a confiança em relação aos domínios de primeiro nível existentes, inclusive novos gTLDs. Essa pesquisa fornece uma base de dados sobre atitudes do consumidor que permitirão que a ICANN faça avaliações comparativas em outra pesquisa, que será realizada dentro de um ano. Vocês podem ler mais sobre o Estudo Global de Pesquisa do Consumidor e encontrar materiais de apoio em nosso site.

Estamos nos preparando para o ICANN53, onde conversaremos sobre todas essas revisões e também sobre atualizações dos grupos da comunidade sobre seus trabalhos relacionados a futuras rodadas em uma sessão. Participem:

ICANN 53, Buenos Aires
Sessão: Revisões do Programa de Novos gTLDs
22 de junho de 2015
15h45 ART

Examinar o Programa de Novos gTLDs é essencial para abrir a Internet para futuras rodadas de novos gTLDs. A principal prioridade da ICANN é garantir a segurança, a estabilidade e a resiliência da Internet e temos o compromisso de investigar como os novos gTLDs afetam o Sistema de Nomes de Domínio. Também vamos analisar como esses novos domínios afetam o ecossistema de nomes de domínio e os usuários da Internet no geral. A participação da comunidade nessas revisões é essencial para que elas sejam bem-sucedidas. Participem!

É possível acompanhar o progresso da revisão e encontrar oportunidades de participar e fazer comentários públicos na página da Web das revisões do programa de novos gTLDs.

Authors

Karen Lentz

Karen Lentz

VP Policy Research & Stakeholder Programs