ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Parte I: o que são metadados?

2016 年 05 月 10 日
作者: Trang Nguyen

null

O conceito de metadados é ao mesmo tempo simples e complicado. Entendemos prontamente o que são dados: são as informações que comunicamos, processamos ou consumimos na nossa sociedade digitalizada em constante crescimento. Mas, o que são metadados?

Metadados: dados sobre os dados

Os dados, especialmente os dados digitais, assumem muitas formas. As conversas por voz, as mensagens de texto ou as redes sociais comunicam dados. As transações digitais bancárias ou comerciais envolvem a transferência de dados. Conteúdo na web, entretenimento digitalizado e transferido, bancos de dados e repositórios de informações de todos os tipos são exemplos de publicações de dados.

Os metadados descrevem o que são esses dados: eles fornecem informações sobre esses dados. Isso é bastante simples. No entanto, se analisarmos isso em detalhe, descobrimos que "descrever" os dados é um exercício técnico rigoroso e um problema carregado de implicações sócio-políticas. Nessa Parte I, vou explicar o que os metadados são de maneira técnica e instrutiva.

Que tipos de dados são metadados?

Os metadados oferecem uma maneira de classificar, organizar e caracterizar dados ou conteúdo. A NISO (National Information Standards Organization, Organização Nacional de Padrões da Informação) oferece uma taxonomia que pode ser aplicada a todos os tipos de dados ou repositórios de dados, desde bibliotecas a sites na web, para dados textuais ou não, em formas digitalizadas ou físicas.

A NISO descreve três tipos de metadados.

Metadados descritivos incluem informações como pontos de contato, o título ou o autor de uma publicação, o resumo de um trabalho, palavras-chave usadas em um trabalho, uma localização geográfica ou até mesmo a explicação de uma metodologia. Esses dados são importantes para descobrir, coletar ou agrupar recursos de acordo com as características compartilhadas por eles. Para entender como os metadados descritivos se relacionam aos dados informativos, acesse as páginas de Business and Consumer Surveys (BCS, Pesquisas com Empresas e Consumidores) organizadas pelo departamento de Assuntos Econômicos e Financeiros da Comissão Europeia. Além dos dados de pesquisa, você também pode obter os metadados de BCS da pesquisa de cada país membro da UE, por exemplo, da França. Os arquivos de metadados identificam os dados de contato, a metodologia e a data de cada pesquisa, mas eles não contêm os dados de perguntas e respostas coletados durante a realização da pesquisa.

Metadados estruturais explicam como um recurso é composto ou organizado. Um livro digitalizado, por exemplo, pode ser publicado como arquivos de imagens individuais das páginas, PDF ou HTML. Essas páginas ou partes componentes podem geralmente ser agrupadas em capítulos. Os detalhes dos dados do capítulo, do índice ou do layout da página são considerados metadados estruturais. Um mapa estrutural das páginas ou outros recursos de um site na web, tipos de registros de evento de brecha de segurança ou registros de detalhes de chamadas por voz também são tipos de metadados estruturais.

Metadados administrativos são usados para gerenciar um recurso. As datas de criação ou aquisição, as permissões, direitos ou proveniência de acesso ou as diretrizes para a disposição como retenção ou remoção são exemplos de direitos que podem ser utilizados por um arquivista digital ou curador. Metadados semelhantes seriam relevantes para um administrador de banco de dados ou para os administradores responsáveis pela captura de fluxos de tráfego de telecomunicações ou rede de dados ou log de segurança e dados de eventos.

Estamos apenas começando

Agora que você já conhece vários tipos de metadados, consegue entender como eles podem ser importantes para qualquer pessoa, organização ou agência governamental que colete, agregue, gerencie ou retenha metadados em grande escala. Talvez você também perceba como as atividades que envolvem a coleta de metadados em grande escala podem ser fontes de controvérsia. Esses assuntos serão tratados no próximo post desta série.

Authors

Trang Nguyen