zh

Tem um nome de domínio? Confira o que você precisa saber.

2017 年 10 月 11 日

Trang Nguyen

本部分内容不仅提供联合国六种官方语言版本,还提供以下语言版本

null

Parte II: transferência do nome de domínio

Como titular de um nome de domínio registrado, você tem certos direitos, incluindo o de transferir seu nome de domínio a outro registrador ou registrante. Existem algumas regras importantes que você precisa conhecer se quiser transferir um nome de domínio.

A primeira regra é que não é permitido transferir um nome de domínio a outro registrador ou registrante dentro de 60 dias após uma mudança no titular do nome registrado ou nas informações de contato administrativas. Alguns registradores podem, a critério deles, oferecer uma opção para não cumprir o período de bloqueio de 60 dias. No entanto, essa regra existe para proteger você, e o registrador não precisa oferecer essa opção. Se o seu objetivo for transferir o nome de domínio, pode ser uma boa ideia concluir o processo de transferência antes de alterar as informações de contato.

Os registradores também têm a opção de negar solicitações de transferência enviadas nos primeiros 60 dias do registro inicial de um nome de domínio ou dentro de 60 dias da última transferência dele. Antes de registrar um nome de domínio, leia com atenção os termos e condições do registrador para entender as opções disponíveis. Se você tiver um nome de domínio registrado, mas não conhecer as práticas do registrador, entre em contato com ele para pedir mais informações.

A segunda regra é que você precisa ser o titular do nome registrado ou o contato administrativo do nome de domínio para iniciar uma solicitação de transferência. Essa regra se aplica a transferências de registrador e registrante, e existe para evitar transferências não autorizadas de nomes de domínio. Também é por isso que é importante manter suas informações de contato atualizadas.

Agora que você conhece as regras, confira o processo para saber o que esperar.

Para iniciar uma transferência, entre em contato com o registrador para o qual você quer transferir o nome, também chamado de "registrador recebedor". Confira a lista de registradores credenciados pela ICANN e as informações de contato deles aqui.

Em seguida, o registrador recebedor enviará um formulário de autorização (formulário padrão para registradores recebedores) que você deve responder confirmando a sua autorização e a intenção de fazer a transferência. Se você não responder, a transferência não será realizada. Depois que você der a autorização, o registrador recebedor processará a solicitação de transferência.

Então, você pode esperar um contato do registrador atual pedindo a confirmação da transferência. Esse processo pode parecer repetitivo, mas ele existe para proteger você contra transferências não autorizadas do seu nome de domínio. Depois que você enviar a confirmação ao registrador atual, o registrador recebedor concluirá a transferência, o que leva aproximadamente cinco dias. Confira Cinco coisas que todo registrante de nome de domínio deve saber sobre a Política de Transferência da ICANN para saber mais sobre os formulários de confirmação.

Para transferir um nome de domínio a outro registrante, você pode entrar em contato com o registrador atual para iniciar uma alteração de registrante. Na sequência, o registrador pedirá a sua confirmação por meio de um mecanismo seguro (isso normalmente é feito através de um e-mail para o titular do nome registrado). Você deve enviar a sua confirmação dentro do prazo definido pelo registrador (no máximo 60 dias), caso contrário a transferência não será realizada. Quando receber a sua confirmação, o registrador processará a transferência e avisará você e o novo registrante quando ela for concluída.

Clique aqui para ler "Cinco coisas que todo registrante de nome de domínio deve saber sobre a Política de Transferência da ICANN"

Perguntas frequentes: transferência do nome de domínio

Mais informações sobre transferências de nomes de domínio

Para saber quem é o seu registrador atual ou ver as informações de contato de um nome de domínio, faça uma busca pelo nome de domínio em:<http://www.whois.icann.org>.

Saiba mais sobre a Política de Transferência da ICANN (em vigor a partir de 1° de dezembro de 2016).

 


A série "Tem um nome de domínio? Confira o que você precisa saber" faz parte do trabalho da ICANN para ajudar você a entender melhor as políticas que afetam você, sua função no DNS (Sistema de Nomes de Domínio) e a função da organização da ICANN, dos registros e dos registradores no ecossistema do DNS.

Trang Nguyen