ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

A fórmula perfeita para a participação dos jovens

2017 年 08 月 31 日
作者: Fiona Aw

A Internet continua se expandindo, e é cada vez mais importante contar com o envolvimento das novas gerações, que são nativas digitais, nas discussões sobre governança da Internet. Eles são os futuros líderes, e queremos incentivá-los a ter funções ativas no desenvolvimento de políticas da Internet. Mas como podemos fazer isso?

A Academia de Governança da Internet da Ásia-Pacífico (APIGA) 2017, realizada recentemente pela ICANN e a Agência de Segurança e Internet da Coreia (KISA), parece ter encontrado a fórmula ideal. Agora, em seu segundo ano, a academia de cinco dias foi direcionada a pessoas entre 18 e 35 anos que demonstraram interesse em governança da Internet.

Palestrantes e participantes da APIGA 2017 em Seul, Coreia, realizada entre 7 e 11 de agosto de 2017

 

O processo seletivo foi essencial para garantir o sucesso do encontro. Os candidatos foram avaliados por um comitê de seleção estrito, que escolheu os selecionados com base nos interesses, na experiência e no entusiasmo deles pela governança da Internet. Apenas 42 dos 200 candidatos foram escolhidos para participar da academia.

Os selecionados tiveram que fazer um curso online de 25 horas sobre governança da Internet e a ICANN antes do início da academia. O curso foi desenvolvido especificamente para prepará-los para as discussões intensas que aconteceriam durante a academia.

O currículo foi rigoroso, mas não tedioso. Queremos agradecer os organizadores e parceiros regionais por criar maneiras interativas e divertidas, como exercícios de encenação e jogos de cartas, para ensinar aos participantes sobre o sistema de nomes de domínio (DNS), a infraestrutura da Internet e os diferentes grupos de partes interessadas da comunidade da ICANN. O curso também garantiu a preparação dos participantes para a simulação de conferência da ICANN, em que os alunos tiveram que fazer o papel dos grupos de partes interessadas indicados e defender suas posições sobre os temas atribuídos a eles.

Left: sistema de nomes de domínio tentando chegar até o nome de domínio certo; Direita: Os alunos da APIGA 2017 em ação na simulação de conferência da ICANN

 

A participação e a orientação dos ex-participantes da academia também teve um papel importante.

Para Hojung Do, participante da APIGA 2016 e aluno do mestrado de ciências políticas, a simulação de conferência da ICANN foi surpreendente: "o modelo multissetorial era um conceito abstrato quando eu aprendi isso na faculdade. Depois da simulação de conferência, esse conceito ficou muito mais claro".

Rohan Wadhwa, participante da APIGA 2016, achou que a relação próxima que ele construiu com os palestrantes e outros alunos ajudou no caminho dele na governança da Internet. “Depois da APIGA 2016, fui convidado para o APRIDD (Diálogo Regional sobre Desenvolvimento da Internet na Ásia-Pacífico) em Bangkok, Tailândia, como fellow jovem", ele conta. “Quero agradecer a Sociedade da Internet da Ásia-Pacífico, que reconheceu minha participação na APIGA.”

Do e Wadhwa são dois dos muitos participantes que se beneficiaram com a APIGA. Na verdade, 12 dos 48 participantes da APIGA 2016 também participaram de outros eventos relacionados à governança da Internet, como encontros da ICANN, fóruns de governança da Internet (IGF) e reuniões da Força-tarefa de engenharia de Internet (IETF). Essa é uma ótima validação do programa, voltado para identificar e capacitar jovens líderes para participar do ecossistema da Internet.

Esperamos ver ainda mais participantes da APIGA 2017 em outros eventos de governança da Internet. A rede e as conexões criadas na academia ajudarão vocês a encontrarem seus caminhos. Continuem seguindo seus sonhos e ajudando a criar o futuro da governança da Internet!

Authors

Fiona Aw

Liana Teo

Liana Teo

Head of Communications - Asia Pacific