ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Visão rápida de um Grupo de Trabalho da GNSO na ICANN

2014 年 07 月 14 日
作者:

null

Comecei minha jornada na ICANN há pouco mais de oito meses. Como não venho de ambientes técnicos, estava entrando em um mundo totalmente novo, que incluía coisas como novos Nomes de Domínios Genéricos de Primeiro Nível, bloqueio de nomes de domínio sujeitos à Política de Resolução Uniforme de Disputas, e acessibilidade da ICANN. Descobri que uma das melhores maneiras de entender completamente como as partes interessadas da ICANN criam políticas sobre essas e outras questões vitais é participar de um Grupo de Trabalho da ICANN.

Três meses depois de assumir o cargo, comecei a observar o Grupo de Trabalho de Questões de Credenciamento de Serviços de Privacidade e Proxy (PPSAI), formado pela GNSO (Organização de Apoio a Nomes Genéricos). Sua missão é recomendar políticas para um programa que a ICANN desenvolverá para oferecer serviços de privacidade e proxy para o registro de nomes de domínio, apoiando o Contrato de Credenciamento de Registradores 2013 (RAA). Em outras palavras, isso significa que a tarefa desse grupo é desenvolver as regras que se aplicariam aos serviços credenciados de proxy e privacidade. Você pode encontrar mais informações sobre o Grupo de Trabalho e sua missão aqui [PDF, 404 KB].

Então o que significa ser membro de um Grupo de Trabalho? No mínimo, muitas discussões e debates. Isso acontece em duas vias principais. Primeiro, por listas de e-mails arquivadas publicamente designadas para o tópico do Grupo de Trabalho (para este grupo específico, consulte http://mm.icann.org/pipermail/gnso-ppsai-pdp-wg/). Segundo, nos encontros regulares realizados pelo telefone e em salas de conferência on-line, com o compartilhamento de apresentações e documentos. Os Grupos de Trabalho também costumam se reunir durante os três encontros públicos da ICANN a cada ano.

Com certeza, fazer parte de um Grupo de Trabalho da ICANN é um processo de consome muito tempo. Embora seja possível fazer a diferença rapidamente no Grupo de Trabalho com suas contribuições e ideias, seu impacto sobre o produto final pode demorar para aparecer. Por exemplo, o Grupo de Trabalho de PPSAI foi iniciado em outubro de 2013 e a versão preliminar de seu relatório só será disponibilizada para Comentário Público no início do ano que vem. No entanto, o trabalho do grupo pode gerar resultados reais, por exemplo conclusões preliminares – muitas das quais foram apresentadas e debatidas durante o encontro da ICANN em Londres.

O trabalho de conectar pessoas com diferentes históricos para resolver desafios urgentes pode ser difícil. O Grupo de Trabalho de PPSAI da GNSO inclui registradores credenciados pela ICANN, operadores de registros, organizações sem fins lucrativos e advogados, entre outros. As partes nem sempre precisam concordar, e pode ser difícil chegar a um acordo. No entanto, quando o trabalho é concluído, pode ser muito gratificante saber que você participou do fechamento de lacunas para resolver uma questão importante para as políticas e para cumprir a missão do Grupo de Trabalho.

Uma das melhores características dos Grupos de Trabalho é que eles são completamente abertos a todos os membros, embora haja algumas regras e requisitos para a participação, dependendo de quem os organiza. O principal investimento é o seu tempo e o seu compromisso. Como em qualquer grupo, é bom ter conhecimentos sobre o assunto do Grupo de Trabalho para ser um participante ativo. No entanto, uma inovação recente é que as partes interessadas também podem participar dos Grupos de Trabalho como observadoras, para ouvir os debates até ter confiança suficiente para entrar como membro. Só é necessário ter um telefone e um computador com acesso à Internet para participar das reuniões do grupo.

Se estiver interessado em participar de um Grupo de Trabalho da ICANN, estes são dois bons lugares para começar: o site da GNSO relaciona todos os grupos de trabalho ativos, bem como anúncios de convocação de voluntários. Encontre algum que chame a sua atenção e veja mais informações. Além disso, a Wiki da comunidade da ICANN tem uma lista de todos os Grupos de Trabalho ativos que fazem parte da comunidade At-Large. O GNSO também realiza Seminários na Web abertos todos os meses, direcionados especificamente para os iniciantes. Assim, as pessoas interessadas em participar têm uma oportunidade de fazer perguntas sobre os Grupos de Trabalho, processos e procedimentos da GNSO (veja as próximas datas aqui).

Há muito trabalho a fazer, e precisamos de muitos membros dedicados da comunidade para concluí-lo.

Joe Catapano é coordenador da Participação Global de Partes Interessadas da ICANN na América do Norte.

Authors

Joe Catapano

Joe Catapano

Stakeholder Engagement Director - North America & Global Academia