ICANN 公告

敬请阅读 ICANN 的公告,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Resultados disponíveis para o leilão do programa de novos gTLDs de 27 de julho de 2016

2016 年 07 月 28 日

Em 27 de julho de 2016, Power Auctions LLC, fornecedor autorizado de serviços de leilão da ICANN, conduziu um leilão para o programa de Novos Domínios Genéricos de Nível Superior (gTLDs) para resolver o contencioso sobre .WEB and .WEBS. Os leilões são o método de último recurso para determinar qual requerente pode operar um gTLD para casos em que várias entidades tiverem solicitado o mesmo domínio gTLD ou um domínio similar que pode trazer confusão. Este método foi definido mediante o processo multissetorial, de baixo para cima, da ICANN.

Oito requerentes têm os requisitos suficientes para participar do leilão de .WEB/.WEBS. NU DOT CO LLC prevaleceu no leilão, com o preço vencedor de 135 milhões de dólares para operar o gTLD .WEB, enquanto Vistaprint Ltd prevaleceu com 1 dólar para operar o gTLD .WEBS.

Arrecadações dos leilões

As arrecadações dos leilões do programa de Novos gTLDs, que totalizarão 230 milhões de dólares, ficam reservadas. A comunidade multissetorial elaborará propostas sobre como essas arrecadações poderiam ser distribuídas. Uma equipe de redação da comunidade está trabalhando atualmente em um estatuto para o Grupo de Trabalho Intercomunitário, que gerará recomendações para serem submetidas à consideração pelo Board. Saiba mais sobre este trabalho.

"Os leilões do programa de Novos gTLDs são o método de último recurso da comunidade para determinar qual requerente vai ter a oportunidade de operar um novo domínio genérico de nível superior específico, quando várias entidades estivessem concorrendo pelos mesmos domínios ou por domínios com nomes similares que poderiam levar a confusão", disse Akram Atallah, presidente da Divisão de Domínios Globais da ICANN. "Estamos ansiosos por ver as recomendações da comunidade sobre como usar essas arrecadações".

Leilões e o Guia para Requerentes de Novos gTLDs

A comunidade da Internet dedicou quase três anos para criar o manual de estratégias para lançar novos gTLDs dentro do programa de Novos gTLDs, denominado Guia para Requerentes de Novos gTLDs. O guia apresenta medidas sobre como lidar com uma série de circunstâncias que poderiam acontecer durante os processos de solicitação e avaliação de gTLDs, incluindo instâncias em que vários requerentes tiverem solicitado os mesmos novos gTLDs ou gTLDs com nomes similares que poderiam levar a confusão. Só uma única entidade pode operar um gTLD determinado, portanto, os contenciosos devem ser resolvidos. Os requerentes podem resolver os contenciosos entre eles e a ICANN encoraja esta solução. Porém, isto nem sempre é possível. A comunidade de setores interessados da ICANN contribuiu para criar métodos para resolver contenciosos e decidiu que os leilões deveriam ser o método de último recurso a utilizar. A ICANN é responsável pela implementação de leilões conforme às regras definidas no Guia para Requerentes de Novos gTLDs.

Existem dois tipos diferentes de conjuntos de contenciosos: direto e indireto. Os contenciosos diretos acontecem quando há vários requerentes que concorrem pelo mesmo gTLD ou por gTLDs de nomes similares que conduzem a confusão. Os contenciosos indiretos acontecem quando duas ou mais solicitações se encontram numa situação contenciosa direta com uma terceira solicitação, mas não entre si. .WEB/.WEBS era um conjunto de contenciosos indiretos com uma solicitação para .WEBS e sete solicitações para .WEB. Neste caso, a solicitação para .WEBS predominou juntamente com uma solicitação para .WEB. Para uma descrição mais detalhada de leilão e contencioso indireto, veja o Módulo 4 do Guia para Requerentes do Programa de Novos gTLDs.

Mais informações:

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter uma Internet segura, estável e interoperável. Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.