ICANN 公告

敬请阅读 ICANN 的公告,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

ICANN conclui com sucesso sua 32ª reunião em Paris | Diretoria dá sinal verde para a expansão do sistema de nomes de domínio

2008 年 06 月 26 日

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

PARIS, FRANÇA: A Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers – ICANN) encerrou hoje sua 32ª reunião pública internacional em Paris, após quatro dias de discussões que moldarão o futuro da Internet.

No encerramento do encontro aprovou-se uma proposta para expandir o Sistema mundial de Nomes de Domínio e trabalhar para que ele passe a acomodar nomes de domínio de primeiro nível em escritas como árabe, cirílico e outras escritas não-latinas.

“Esse foi um encontro extremamente bem-sucedido que será lembrado como um marco no desenvolvimento da Internet”, disse Peter Dengate Thrush, presidente da Diretoria da ICANN. “Os novos domínios genéricos de primeiro nível e os nomes de domínio internacionalizados (IDNs) expandirão a Internet e farão com que ela seja tão variada quanto as pessoas que a utilizam”, acrescentou Dengate Thrush.

Outras resoluções importantes aprovadas pela Diretoria da ICANN são:

  • A adoção de duas medidas para eliminar a “prova experimental de domínios” (a prática de usar o período de carência para acréscimos para registrar nomes de domínio em bloco e testar se dão lucro).
  • A adoção do Plano Operacional e do Orçamento da ICANN para o exercício 2008-2009.
  • Reunir as sugestões do público sobre um relatório a respeito do “processo rápido” para nomes de domínio internacionalizados (IDNs) com códigos de países e reunir a equipe operacional com a comunidade para discutir como introduzir os IDNs.
  • Aplicar medidas para melhoria da Organização de Nomes Genéricos (GNSO) e um cronograma para que se chegue a um acordo sobre como os diferentes grupos serão representados na Organização.
  • A escolha da Cidade do México como local do primeiro encontro da ICANN em 2009.

Mais de 1670 participantes de 150 países, incluindo 250 participantes do país anfitrião, a França, participaram do encontro e ajudaram a ICANN a fazer um grande avanço em diversas áreas fundamentais.

Na sessão de encerramento, a Diretoria e a comunidade da ICANN agradeceram aos patrocinadores da reunião e, em especial, ao Ministro de Estado da França, Eric Besson, que abriu o encontro da ICANN no início da semana. (O Ministro de Estado é responsável por Planejamento, Avaliação de Políticas Públicas e Desenvolvimento da Economia Digital.)

A comentar os avanços relativos aos nomes de domínio internacionalizados, o Presidente e CEO da ICANN, Paul Twomey, disse: “Isso só foi possível graças à colaboração de muitos países, organizações e instituições – o resultado do nosso modelo de participação múltipla”.

A lista completa ds resoluções da Diretoria durante o 32o encontro público internacional da ICANN em Paris encontra-se aqui.

Sobre a ICANN:

A ICANN é responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet, como nomes de domínio (por exemplo, .org, .museum e códigos de países, como .uk) e os endereços usados em vários protocolos da Internet que ajudam os computadores a se comunicarem pela Internet. A administração cuidadosa desses recursos é vital para a operação da Internet, de modo que os participantes globais da ICANN se reúnem periodicamente para elaborar políticas que garantam a continuidade da segurança e estabilidade da Internet. A ICANN é uma entidade internacional sem fins lucrativos em benefício público. Para mais informações, visite: http://www.icann.org/.

Contatos com a imprensa:

Jason Keenan
Assessor de imprensa, ICANN (EUA)
Tel.: +1 310 382 4004
E-mail: jason.keenan@icann.org


Internacional: Andrew Robertson
Edelman (Londres)
Tel: +44 7921 588 770
E-mail: andrew.robertson@edelman.com