ICANN 公告

敬请阅读 ICANN 的公告,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Aprovada implementação da maior expansão da Internet

2008 年 06 月 26 日

本部分内容不仅提供联合国六种官方语言版本,还提供以下语言版本

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Paris, França: Hoje a Diretoria da ICANN aprovou uma recomendação que permite introduzir uma variedade enorme de novos nomes no sistema de endereços da Internet.

“Hoje a Diretoria aceitou uma recomendação de pessoas do mundo todo envolvidas na Internet, que prevê a introdução de muitos novos nomes na Internet e abre caminho para a expansão da variedade de opções e de oportunidades em nomes de domínio”, disse o Dr. Paul Twomey, Presidente e CEO da ICANN.

A Diretoria da ICANN precisa aprovar a versão final do plano de implementação antes de iniciar o novo processo. O objetivo é que a versão final seja publicada no início de 2009.

“O potencial aqui é imenso. Isso significa uma maneira inteiramente nova para que as pessoas se expressem na rede”, disse o Dr. Twomey. “É um aumento maciço no patrimônio da Internet”.

No momento, os usuários têm uma lista limitada de 21 domínios de primeiro nível para escolher – nomes com os quais todos nós estamos familiarizados, como .com, .org e .info.

Essa proposta permite que os interessados em novos nomes definam o nome de seu domínio de acordo com o que for mais adequado aos seus clientes ou que tenha maior potencial de mercado. A expectativa é que os candidatos se interessem por nomes que indiquem uma comunidade específica, como o domínio (já existente) .travel para o setor turístico, e .cat para a comunidade catalã (além de seqüências genéricas, como .nomedamarca ou .seunomeaqui). Já existem consórcios interessados em criar domínios de primeiro nível para cidades, como .nyc (para New York City), .berlin ou .paris.

“Uma das perspectivas mais interessantes à nossa frente é que também estamos planejando expandir o sistema com extensões em diversos idiomas do mundo”, disse Peter Dengate Thrush, o presidente da Diretoria da ICANN. “Isso será muito importante para o futuro da Internet na Ásia, no Oriente Médio, na Europa Oriental e na Rússia”. O sistema atual só permite 37 caracteres latinos.

Após a aprovação do plano de implementação, estima-se que os requerimentos para novos nomes estarão disponíveis no segundo trimestre de 2009.

Perguntas freqüentes sobre o processo:

1. Vocês estão vendendo esses novos nomes?

A ICANN não está “vendendo” novos nomes de domínio de primeiro nível. Haverá um período limitado para requerimentos, durante o qual qualquer entidade estabelecida em qualquer lugar do mundo poderá enviar um requerimento, que passará por um processo de avaliação. A previsão é que haverá outras rodadas relativamente pouco tempo depois da primeira rodada de requerimentos.

2. Como impedir que outros registrem o nome da minha marca?

Marcas registradas não serão automaticamente reservadas, mas haverá um mecanismo baseado em objeções para proprietários de marcas, com o qual se analisarão seus argumentos para proteção.

3. Como essa proposta surgiu?

A ICANN tem um processo normativo que conta com a participação de todos os interessados e serviu como base para o processo. Ele envolveu consultas ao setor de nomes de domínio, advogados de marcas registradas, o setor de negócios, usuários, governos e técnicos.

4. Como se evitarão nomes ofensivos?

Nomes ofensivos estarão sujeitos a um processo baseado em objeções, segundo a moral e ordem pública. O processo será conduzido por um órgão internacional de arbitragem, que utilizará critérios baseados em vários tratados internacionais. A ICANN não tomará posição quanto a essas objeções.

5. Quando tudo isso acontecerá?

A ICANN está se preparando para receber os primeiros requerimentos no segundo trimestre de 2009.

Sobre a ICANN:

A ICANN é responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet, como nomes de domínio (por exemplo, .org, .museum e códigos de países, como .uk) e os endereços usados em vários protocolos da Internet que ajudam os computadores a se comunicarem pela Internet. A administração cuidadosa desses recursos é vital para a operação da Internet, de modo que os participantes globais da ICANN se reúnem periodicamente para elaborar políticas que garantam a continuidade da segurança e estabilidade da Internet. A ICANN é uma entidade internacional sem fins lucrativos em benefício público. Para mais informações, visite: http://www.icann.org/.

Contatos com a imprensa:

Jason Keenan
Assessor de imprensa, ICANN (EUA)
Tel.: +1 310 382 4004
E-mail: jason.keenan@icann.org


Internacional: Andrew Robertson
Edelman (Londres)
Tel: +44 7921 588 770