Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Acompanhando a integridade do mercado de gTLDs

19 июля 2016
Автор Cyrus Namazi

Hoje, a ICANN publicou o Índice de integridade do mercado de gTLDs (Beta), que apresenta estatísticas e tendências relacionadas aos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs). A ICANN pretende publicar essas estatísticas duas vezes por ano, a fim de acompanhar o progresso em relação ao objetivo de apoiar a evolução do mercado de nomes de domínio.

O conjunto inicial de métricas foi dividido em três categorias:

  • Concorrência robusta – representação geográfica de registradores e operadores de registro de gTLDs, tendências de concorrência entre registradores e operadores de registro de gTLDs, expansão dos domínios de segundo nível (gTLDs existentes, novos gTLDs, gTLDs internacionalizados)
  • Estabilidade do mercado – credenciamento e descredenciamento de registradores de gTLDs
  • Confiança – rescisões de registradores de gTLDs, índices de precisão de WHOIS, e denúncias relacionadas a UDRP e URS.

Ver o índice de integridade.

Período de comentários públicos

O Índice de integridade do mercado de gTLDs (Beta) inclui os dados sobre gTLDs coletados pela ICANN. Há muitas outras possíveis fontes de dados para considerar durante o trabalho conjunto da ICANN e da comunidade para desenvolver mais métricas. Para essa finalidade, abrimos um período de comentários públicos sobre o índice de integridade e incluímos no relatório um conjunto de tópicos de discussão relacionados às métricas adicionais. Espero que esses materiais estimulem a colaboração contínua da comunidade com a iniciativa e que transformem discussões abstratas em um conjunto de conceitos mais concreto e fácil de implementar. O prazo para comentários é 6 de setembro de 2016.

Comentar agora.

Por que criar um índice de integridade do mercado?

O Plano estratégico da ICANN, que abrange os anos fiscais 2016-2020, encarrega a Divisão de Domínios Globais de apoiar a evolução do mercado de nomes de domínio, de forma que ele seja robusto, estável e confiável. Estamos consultando a comunidade há aproximadamente um ano para determinar a melhor maneira de atingir esse objetivo. Essas consultas nos levaram a criar um conjunto inicial de métricas para o índice de integridade do mercado de nomes de domínio. Então a ICANN pediu a ajuda de Hemant Bhargava, professor da Davis Graduate School of Management da Universidade da Califórnia, para analisar as métricas propostas e a abordagem geral sob o ponto de vista acadêmico. Leia o relatório do Dr. Bhargava.

Participe!

Precisamos do seu feedback! O índice será muito mais útil se usarmos essa versão beta para criar um conjunto de métricas mais abrangente na próxima versão.

Recomendamos que os interessados neste assunto façam parte do Painel consultivo sobre Índice de integridade do mercado de gTLDs, um grupo de voluntários formado no início deste ano para colaborar com a ICANN no desenvolvimento do índice. Para participar, acesse https://mm.icann.org/mailman/listinfo/gtldmarketplace e assine a lista de e-mails do Painel consultivo.

Depois do encerramento do período de comentários públicos, a ICANN começará a realizar encontros regulares com esse painel. Nosso objetivo será concluir uma lista de métricas adicionais durante este ano para que os dados necessários possam ser coletados, analisados e fiquem prontos para publicar no Índice de integridade do mercado de gTLDs 1.0 no início de 2017.

Authors

Cyrus Namazi