Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Às margens de Turtle Bay

12 сентября 2014
Автор

null

Da esquerda para a direita - Marek Michalweski, missão permanente da ONU na Polônia, Salvador De Lara Rangel, diretor do segundo comitê, missão permanente da ONU no México, Victor Lagunes, CIO, gabinete do presidente do México, Mandy Carver, vice-presidente de participação governamental, ICANN.

O aumento da participação da ICANN nos últimos anos teve muitos nomes, entre eles "internacionalização" e "globalização" da ICANN. Na verdade, nos últimos dois anos, a organização aumentou seus recursos em muitas partes do mundo, inaugurando centrais em Istambul e Cingapura, além de aumentar a capacidade de escritórios localizados na Europa, América Latina, África e Ásia-Pacífico. No entanto, talvez não haja símbolo maior do aumento da participação global que a entrada da ICANN em uma das instituições internacionais mais reconhecidas do mundo, a ONU.

O primeiro informe oficial do vice-presidente da ICANN Veni Markovski, responsável pela relação com a ONU, foi feito na sede da ONU em Nova York no dia 8 de setembro.

Eu estive no evento com Veni e Mandy Carver, vice-presidente de participação governamental. O informe também foi apresentado pelas missões permanentes da ONU no México e na Polônia, e eu reuni 42 diplomatas e especialistas de mais de 25 missões permanentes para falar sobre o panorama dinâmico da governança da Internet e sobre a ICANN. Victor Lagunes, CIO do gabinete do presidente do México, também se apresentou.

O encontro aconteceu em um momento de grande atividade da ONU no âmbito da governança da Internet. Algumas questões atuais são: o Fórum de Governança da Internet, concluído recentemente na Turquia, a decisão da nova pauta da reunião, o encontro de alto nível, a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação +10 (WSIS+10) em dezembro de 2015 em Nova York, a Conferência Internacional de Plenipotenciários da União de Telecomunicações dentro de um mês na Coreia do Sul, além do debate ativo sobre o destaque da Internet na agenda de desenvolvimento sustentável da ONU depois de 2015.

Com tantos assuntos em debate, parecia quase impossível abordar tudo isso em uma sessão de 90 minutos. No entanto, os participantes puderam entender melhor onde a ICANN se encaixa no ecossistema geral da Internet, e como as missões e agências da ONU se encaixam na ICANN. O contexto histórico da ICANN e os debates sobre a trajetória da governança da Internet da agenda de Tunis até hoje são muito importantes, já que os países (seus governos e outras partes interessadas) estão entrando em debates que até pouco tempo atrás eram dominados pelo gerenciamento técnico dos principais ativos da Internet.

Os representantes das missões tiveram a oportunidade de fazer perguntas e obter mais informações sobre os assuntos do momento, como a transição da administração da Autoridade para Atribuição de Números na Internet pelo governo dos Estados Unidos, o processo de responsabilidade da ICANN, e o aumento da integração de países em desenvolvimento no processo da ICANN e nos debates sobre governança da Internet no geral.

O evento marca o início do aumento do envolvimento entre a ICANN e a ONU em Nova York, além de complementar o trabalho que já está sendo feito com a ONU e suas agências em Genebra. Agora, as missões permanentes da ONU envolvidas em debates sobre a governança da Internet contam com recursos locais da ICANN.

Joe Catapano é coordenador da Participação Global de Partes Interessadas da ICANN na América do Norte.

Authors

Joe Catapano

Joe Catapano

Stakeholder Engagement Director - North America & Global Academia