Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Atualização sobre a Participação da Oceania

3 февраля 2014
Автор

Grandes extensões de terra e água conectam Ásia, Austrália e as Ilhas do Pacífico e formam uma das cinco regiões de serviço da ICANN. No entanto, nossa equipe de GSE (Participação Global de Partes Interessadas) dividiu a região para oferecer melhores serviços e comunicações mais próximas. Yu-Chuang Kuek, vice-presidente regional da Ásia se concentra principalmente na Ásia. Minha responsabilidade é a Austrália e as Ilhas do Pacífico, uma sub-região conhecida como Oceania.

Só no Oceano Pacífico há 25 ccTLDs de países e territórios. Alguns são muito conhecidos, já que seus modelos de negócios de gerenciamento e registro de domínios permite o registro global de sequências de caracteres. Entre eles, temos .tk para Tokelau, que recentemente chegou ao topo do número de registros ativos de nomes de domínio globalmente. Alguns outros ccTLDs bem conhecidos são .as, .fm, .ki, .nu, .to, .tv, .vu e .ws.

Vários representantes da comunidade da sub-região da Oceania participam das reuniões da ICANN desde a sua concepção. Alguns deles desempenham funções de liderança nos diferentes grupos constituintes, orientando e apoiando o trabalho da ICANN. Os programas de fellowship da ICANN também aumentaram a participação da sub-região, pois muitas vezes o apoio a viagens é a única maneira de um representante de um país ou território pequeno participar fisicamente de uma sessão do GAC ou da ccNSO nas reuniões da ICANN. Com sua exposição à ICANN, continuam surgindo novos líderes na região, bem representados e envolvidos na Diretoria da ICANN, no NomCom e em vários ACs e SOs.

Tornou-se evidente que a comunidade da Ásia/Austrália/Pacífico também deve considerar o desenvolvimento de uma estratégia própria de participação na ICANN, seguindo o exemplo de outras regiões.

A inclusão do novo RVP Ásia e a recente abertura de um Hub da ICANN em Cingapura significam que as comunidades e grupos constituintes da Ásia/Australásia/Ilhas do Pacífico podem ser consultadas para decidir se devem trabalhar nas próprias estratégias de participação regional.

Os membros da comunidade da Oceania sempre se reuniram informalmente nas reuniões da ICANN, mas depois da ICANN 47 em Durban, eles formalizaram o próprio Grupo de Trabalho para começar a desenvolver uma estratégia de Participação Oceania-ICANN. Kuek e eu estamos muito envolvidos.

O grupo de trabalho da estratégia de participação Oceania-ICANN já realizou várias reuniões por teleconferência. As minutas e documentos de trabalho do grupo foram publicados em https://community.icann.org/pages/viewpage.action?pageId=43980006

Atualmente, o grupo está executando uma pesquisa on-line para que todos os membros da comunidade da Oceania interessados possam se manifestar. Se você for da sub-região da Oceania, o grupo de trabalho espera a sua participação. Envie suas respostas à pesquisa até 15 de fevereiro aqui: https://www.surveymonkey.com/s/ICANN_Oceania_Survey_1_of_2014

O grupo de trabalho atualizará seu relatório preliminar em nossa próxima reunião, a ICANN 49 em Cingapura. Espero ver todos vocês lá.

– Save Vocea, vice-presidente regional da Australásia/Ilhas do Pacífico

Authors

Save Vocea

Save Vocea

VP, Stakeholder Engagement - Oceania