Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Blog do Presidente

7 февраля 2017
Автор Steve Crocker

Nos próximos meses, vou usar este blog para compartilhar algumas informações e comentários sobre a operação da Diretoria da ICANN e para apresentar diversos membros da Diretoria. Na última semana, a Diretoria aprovou uma resolução para evoluir o Comitê de Governança da Diretoria de modo que ele responda mais rapidamente e seja mais eficiente ao lidar com as preocupações relacionadas às decisões da Diretoria.

Pedi que Chris Disspain, presidente do Comitê de Governança da Diretoria, explicasse os detalhes.

Evolução do Comitê de Governança da Diretoria

Chris Disspain, presidente do Comitê de Governança da Diretoria

Nas últimas semanas, o BGC (Board Governance Committee, Comitê de Governança da Diretoria) tem considerado como melhorar seu trabalho tendo em vista o grande volume de trabalho relacionado aos mecanismos de responsabilidade, inclusive as Solicitações de Reconsideração.

Como muitos sabem, o BGC é responsável por ajudar a Diretoria a melhorar o desempenho. Como todos os Comitês de Governança da Diretoria em outras organizações, as principais atividades do BGC incluem uma série de atividades relacionadas ao desempenho da Diretoria, como políticas de conflito de interesse, estruturas do comitê da diretoria (inclusive a lista de membros e os regulamentos de outros comitês), diretrizes de governança e outras atividades importantes relacionadas à governança (consulte https://www.icann.org/resources/pages/charter-06-2012-02-25-en).

Nos últimos anos, o trabalho do BGC sobre as Solicitações de Reconsideração tem aumentado, e imaginamos que esse crescimento continuará tendo em visto o novo Estatuto. O BGC informou a Diretoria que a atenção dedicada por ela aos mecanismos de responsabilidade está reduzindo o tempo disponível para o principal trabalho de governança do BGC e que o desempenho seria melhorado por meio do desenvolvimento de um comitê da Diretoria responsável pela supervisão dos Mecanismos de Responsabilidade da ICANN, incluindo as responsabilidades de Reconsideração d BGC. Isso ajudará a melhorar nosso desempenho enquanto Diretoria, o desempenho do BGC e nos ajudará a atender melhor à comunidade.

O trabalho do BGC relacionado às Solicitações de Reconsideração está incluído no Estatuto Fundamental, a parte do Estatuto da ICANN que exige aprovação da comunidade para ser alterada.

Após a recomendação do BGC, a Diretoria decidiu lançar um processo para iniciar um aditamento ao Estatuto Fundamental de modo que possamos ter uma discussão com a comunidade da ICANN sobre como aprimorar a governança e a rapidez de resposta da ICANN aos mecanismos de responsabilidade, respeitando, ao mesmo tempo, os novos poderes da comunidade. Estamos na expectativa, já que essa será a primeira vez que a Comunidade Empoderada será usada e termos um diálogo aprofundado entre a ICANN e a comunidade.

Para mais informações, consulte a resolução da Diretoria. Manteremos todos atualizados com o andamento do processo de aditamento no Estatuto.

Authors

Steve Crocker

Бывший ICANN Board Chair