Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Uma olhada no passado: Projeto de História da ICANN

18 мая 2017
Автор Brad White

null

Brad White entrevista Peter Dengate-Thrush


Foi realmente irônico – o chefe de Ira Magaziner, o Presidente Bill Clinton, havia recentemente sido selecionado para a reeleição de 1996, e, ainda assim, Magaziner sentia a dor da derrota.

Como consultor sênior de políticas do Presidente, Magaziner estava profundamente envolvido com a iniciativa de saúde pública fracassada de Hillary Clinton e agora ele também queria uma vitória.

A oportunidade para o consultor de Clinton surgiu quando o Presidente pediu a ele para pensar em algumas ideias criativas para manter o crescimento econômico. Foi nesse momento que todo o Gabinete de Clinton tentava dizer a ele qual deveria ser o seu principal foco durante o segundo mandato. Magaziner se lembra que as ideias apresentadas a Clinton eram bastante convencionais, mas Magaziner teve uma ideia que não chegava nem perto disso.

"Eu queria implementar uma estrutura para permitir que a Internet deslanchasse", disse o ex-consultor do Presidente.

Magaziner disse que Clinton adorou essa ideia. E quanto ao Gabinete do Presidente? Bem, nem tanto. "Eles disseram: 'A Internet? O que é isso?' Depois deram de ombros e disseram: 'Não me importo'."

Se Vint Cerf é considerado um dos "pais da Internet", então, Ira Magaziner pode ser facilmente considerado o "pai da ICANN".

Magaziner chefiou a elaboração de um plano para uma organização internacional de múltiplas partes interessadas, algo que muitos poucos haviam visto antes. E foi essa organização, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), que seria responsável pela administração do DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio).

Magaziner relatou sua história pouco conhecida em uma entrevista em vídeo que faz parte do novo Projeto de História da ICANN, que pode ser encontrado em https://www.icann.org/history. Nesse link você encontrará várias entrevistas em vídeo, sendo que novas entrevistas são adicionadas regularmente.

Além da conversa com Magaziner, também falamos com Vint Cerf, Larry Strickling, antigo diretor da NTIA (National Telecommunications and Information Agency, Administração Nacional de Telecomunicações e Informações), e vários outros nomes importantes do passado da organização.

Mas o Projeto de História é muito mais que apenas entrevistas em vídeo. Você encontrará uma timeline interativa, documentos históricos, correspondências, imagens e muito mais. Conforme novos materiais são coletados e publicados, o projeto de história continuará expandindo e evoluindo.

O projeto conta a história do passado da ICANN explorando vários caminhos ou temas. O primeiro é a relação histórica entre a ICANN e o governo dos EUA. Essa relação recentemente tomou conta da mídia com a conclusão da Transição da Administração da IANA.

Larry Strickling, antigo diretor da NTIA, contou à ICANN durante uma entrevista em vídeo que nunca teve dúvida de que a transição seria um sucesso. No entanto, o pioneiro da Internet, Vint Cerf, discordava, dizendo que o sucesso da transição estava em risco "todos os dias", desde o momento em que foi anunciada até sua conclusão, mais de dois anos depois.

Essas perspectivas diferentes é um dos elementos que impulsionam o Projeto de História. É também um dos motivos pelo qual não fizemos uma narrativa abrangente nem uma história declarativa, como faria um jornalista. Queremos que cada um tire suas próprias conclusões.

Esperamos sinceramente que o Projeto de História forme uma lente pela qual possamos nos focar claramente no futuro da ICANN.

Authors

Brad White

Brad White