Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Dois anos depois: o setor de domínios no Oriente Médio

19 mars 2015
Par

null
Second ME DNS Forum - Amman, Jordan

Segundo Fórum de DNS do Oriente Médio - Amã, Jordânia

O Oriente Médio ainda é um mercado jovem em relação aos nomes de domínio da Internet. É necessário fazer muitos trabalhos preparatórios na região para aumentar a conscientização, demonstrar oportunidades e trocar conhecimentos sobre o DNS e o valor que ele agrega à economia. Concentramos linhas estratégicas em nossa Estratégia para o Oriente Médio, que continuamos desenvolvendo para aumentar a participação da região nesse setor.

Desde o anúncio do Centro de Empreendedorismo do DNS no ano passado, o trabalho para o início do projeto está em andamento, com duas sessões de treinamento sobre o desenvolvimento de negócios do DNS e práticas recomendadas para registros, confirmadas para os dias 29 de março e 6 de abril, com a ajuda de nossos parceiros da NTRA, EURid, EnCirca e ITL. As sessões se concentrarão em problemas práticos e nas experiências de agentes do setor para ajudar os participantes a entender melhor o ambiente operacional dos registros e registradores, além dos diferentes aspectos relacionados ao dia a dia dos negócios. É importante observar que esse processo acaba de ser indicado para a fase de votação on-line do concurso WSIS Project Prizes 2015.

Além disso, anunciamos recentemente um Processo de Solicitação de Propostas (RFP) para a realização de uma pesquisa de mercado de DNS para o Oriente Médio, uma das recomendações da estratégia da ICANN para a região. O estudo servirá como referência, pois analisará o progresso do setor na região e fornecerá recomendações de possíveis melhorias.

Outra iniciativa com a mesma finalidade é o Fórum de DNS do Oriente Médio, iniciado no ano passado em Dubai. O fórum foi criado para servir como plataforma para que os interessados em assuntos relacionados ao DNS pudessem se encontrar, se reunir com especialistas no setor e aprender com as experiências uns dos outros. A segunda edição desse fórum foi realizada no início do mês em Amã, Jordânia. As discussões nos últimos dois dias foram muito entusiasmadas e apresentaram perspectivas interessantes e diferentes, não só em relação a problemas essenciais do DNS, como ccTLDs, novos gTLDs, IDNs e credenciamento de registradores, mas também em relação ao ecossistema mais amplo do comércio eletrônico, dos negócios on-line e dos elementos que, de alguma maneira, influenciam a evolução do setor de nomes de domínio. O encontro em Amã na semana passada foi mais uma evidência de como o setor de nomes de domínio do Oriente Médio está apenas começando e da necessidade de desenvolvê-lo e utilizá-lo de forma mais eficaz.

Continuando com nosso compromisso de atingir a comunidade mais ampla da região, também participamos da Arabnet, a maior cúpula digital da região, apresentando o relatório encomendado pela ICANN ao Boston Consulting Group sobre "e-friction" ("atrito eletrônico") .

Sempre incentivamos as partes interessadas da região a participar ativamente dos diferentes eventos organizados para dar sua opinião e ajudar a fortalecer o desenvolvimento do setor de domínios de forma inclusiva e abrangente.

Siga as nossas contas @baheresmat e @icann_ar
www.icann.org

Authors

Baher Esmat

Baher Esmat

VP, Stakeholder Engagement - Middle East & Managing Director MEA