Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Sala Cheia no Tech Day do ICANN 51

4 novembre 2014
Par

null

O recente encontro ICANN 51 em Los Angeles reuniu participantes da comunidade técnica para o 25º Tech Day como parte da colaboração com a Reunião Anual do DNS-OARC (DNS Operations Analysis and Research Center, Centro de Investigação e Análise de Operações do DNS).

A sala ficou cheia, com espaço apenas para as pessoas ficarem em pé durante grande parte do dia. Havia cerca de 200 pessoas na sala e uma participação maior on-line do que nos encontros anteriores da ICANN.

CTO Peter Marx on Tech Day at ICANN51

Peter Marx – CTO de LA (acima)

Paul Mockapetris fez uma palestra inicial sobre "Interrupções e o DNS". Peter Marx, CTO (Chief Technology Officer, Diretor de Tecnologia) da cidade de Los Angeles, fez uma apresentação incrível sobre as maneiras que a cidade de Los Angeles está usando a Internet e tecnologia para fornecer serviços avançados. As conversas realizadas depois do almoço com Joe Sullivan, Diretor de Segurança do Facebook, e Alex Stamos, Diretor de Segurança do Yahoo, foram dedicadas às respostas relacionadas à vigilância na Internet e ao aumento de ataques. Esses dois temas geraram discussões animadas com os participantes.

Alex Stamos from Yahoo.com and Joe Sullivan from Facebook on Tech Day at ICANN51

Alex Stamos (Yahoo) e Joe Sullivan (Facebook)

Foram realizadas outras apresentações por Patrik Fältström sobre IDNA 2008 e Unicode, pela Microsoft sobre os recursos de análises de dados em seu DNS Server e pela NIC.CL sobre seu trabalho para desenvolver uma solução de HSM econômica para ccTLDs que ajudaria a reduzir as barreiras para a entrada de operadores de TLD de pequenos países e de países em desenvolvimento na adoção do DNSSEC. A AFNIC fez uma palestra sobre um recente incidente no DNS envolvendo o .wf, enquanto o Verisign Labs apresentou uma pesquisa sobre o vazamento de .onion no DNS e apresentou a ferramenta DNSViz.

Durante a tarde, foi realizada uma "Competição do DNS" moderada por Jacques Latou, da CIRA, entre diversos provedores de servidores, inclusive o KnotDNS, NSD, Yadifa, BIND, Nominum, PowerDNS e Microsoft. Cada provedor teve a oportunidade de falar sobre suas abordagens para o desempenho e funcionalidades, para recursos voltados a pequenos e grandes operadores de TLD e para o gerenciamento de conformidade. A Digicert forneceu uma atualização sobre RPKI.

Vários participantes disseram que este foi o Tech Day mais "técnico" de todos, em comparação aos encontros anteriores da ICANN, mas também o mais acessível e prático. Muitos Recém-chegados do programa Fellowship participaram do evento. O público fez perguntas interessantes e participou das discussões. O evento foi um bom exemplo de como nossas comunidades técnicas, empresarial e de pesquisa podem compartilhar informações nos encontros da ICANN.

O Tech Day começou no encontro do DNS-OARC, no domingo, em que foram realizadas várias apresentações por especialistas em pesquisas e operações, inclusive especialistas de universidades, como a USC, a Boston University, o MIT, bem como a equipe técnica da ICANN sobre colisões de nomes, Geoff Huston, da APNIC, e especialistas dos operadores de TLD Nominet, CIRA, CZNIC, entre outros.

The DNS-OARC Meeeting at ICANN51

Encontro do DNS-OARC (foto cortesia de Mehmet Akcin)

Com o passar dos anos, o Tech Day, originado na Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País (ccNSO), deixou de ser uma sessão de um ou dois dias e ganhou uma programação completa voltada para todos os participantes do encontro da ICANN, sejam eles técnicos ou interessados em tecnologia. O Grupo de Trabalho do Tech Day continua se dedicando a pensar em maneiras para incentivar a participação no Tech Day entre os membros da comunidade e destacar as diversas sessões técnicas mais facilmente na programação do encontro da ICANN.

Authors

Patrick Jones

Patrick Jones

VP, Global Stakeholder Engagement