Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

3º dia do ICANN 51: Planejamento colaborativo

14 octobre 2014
Par Denise Michel

null
Community Members Working on the Strategic Plan

Membros da comunidade trabalhando no Plano Estratégico

A ICANN mudou muito ao longo dos últimos 16 anos. Porém, um aspecto que não mudou é nossa abordagem colaborativa em relação ao planejamento.

Você verá isso de muitas maneiras no ICANN 51, incluindo: Ação tomada pela diretoria para um novo Plano Estratégico de longo prazo (o auge de um processo de planejamento multilíngue de múltiplas partes interessadas de 18 meses), uma sessão pública para discutir como o Plano Estratégico tem ligação com os planos operacionais e aos orçamentos e como participar da comunidade da ICANN nos próximos cinco anos.

Desenvolvendo um plano estratégico do modo da ICANN

Na quinta-feira, a Diretoria da ICANN está programada a considerar a versão preliminar final do novo Plano Estratégico [PDF, 1,61 MB] para os anos fiscais de 2016 a 2020. Antes de abordarmos os elementos do Plano, gostaria de refletir sobre o processo usado para criá-lo porque nosso processo colaborativo de planejamento da comunidade é por excelência da ICANN e inspirou atividades similares dentro da ITU e da União Europeia. Nosso Plano Estratégico é o resultado do planejamento, da análise e da troca de ideias entre a comunidade, a Diretoria e a Equipe, bem como 14 meses de comentários públicos e discussões em vários continentes, fóruns on-line e cinco encontros da ICANN.

Muitos de vocês lembrarão que esse processo orientado pela comunidade começou em abril de 2013 on-line e no encontro da ICANN em Beijing, quando o CEO e presidente da ICANN, Fadi Chehadé, perguntou ao mundo: Quais são as maiores mudanças (ou fatores) ambientais que terão um impacto sobre a Internet nos próximos um a cinco anos que devem ser levados em consideração quando a ICANN criar sua nova estratégia de cinco anos? Os comentários públicos, as versões de planos preliminares e a troca de ideias entre a comunidade que se seguiram nos levaram a um Plano Estratégico final.

Ele tem o objetivo de unir nossa comunidade global em torno de uma nova visão abrangente e de objetivos a longo prazo. O Plano Estratégico preliminar final que está pendente para a ação da Diretoria articula a nova visão da ICANN, reafirma a Missão de base da ICANN e propõe cinco Objetivos Estratégicos. Cada objetivo está vinculado a Objetivos Estratégicos, Fatores-chave de Sucesso (Resultados) e Riscos Estratégicos.

VISÃO: A visão da ICANN é de uma organização independente e global com credibilidade em todo o mundo para coordenar os sistemas globais de identificadores exclusivos da Internet para apoiar uma Internet única, aberta e com interoperabilidade global. A ICANN constrói confiança servindo ao interesse público e incorporando a cooperação transparente e eficaz entre as partes interessadas em todo o mundo para facilitar sua função de coordenação.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS: 1) Evoluir e globalizar ainda mais a ICANN; 2) Apoiar um ecossistema saudável, estável e resiliente de identificadores únicos; 3) Desenvolver a excelência organizacional, tecnológica e operacional; 4) Promover a abordagem de múltiplas partes interessadas e a função da ICANN; 5) Avançar a responsabilidade pública global da ICANN dentro da missão e do compromisso com o interesse público.

Uma Estrutura de Planejamento Colaborativo

Para fornecer ao público mais percepção e promover a responsabilidade e a transparência da ICANN, um Plano Operacional de Cinco Anos preliminar está sendo desenvolvido para complementar o Plano Estratégico. Um novo elemento da estrutura de planejamento da ICANN, o Plano Operacional de Cinco Anos detalhará – para cada Objetivo e Meta Estratégica – portfólios das atividades da ICANN, importantes fatores (resultados) de sucesso operacional, riscos, importantes indicadores (medidas) de desempenho, importantes dependências e definição de fases em cinco anos (até o ano fiscal de 2020).

O Plano Operacional de Cinco Anos e o Plano Estratégico fornecerão a base para os orçamentos e os planos operacionais anuais da ICANN. Juntamente com esses novos planos, uma nova estrutura de planejamento será desenvolvida com a comunidade para identificar quando e como os planos serão analisados com a comunidade e atualizados daqui para frente. Esse será o foco das discussões na sessão "Planejamento Operacional e Estratégico" programada para quarta-feira de manhã, 15 de outubro.

Esperamos que você se junte a nós para continuar a tradição de planejamento colaborativo da ICANN.

Authors

Denise Michel

Ancien SSR2 Review Team Co-Chair