Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Feedback Solicitado sobre a Versão Preliminar do Plano Estratégico de Cinco Anos da ICANN (AF 2016 – 2020)

19 de mayo de 2014
Por Cyrus Namazi

null

Desde sua criação em 1998, a comunidade da ICANN nunca enfrentou antes uma dinâmica ou um escopo de transformação tão grande quanta enfrenta hoje; ou continuará enfrentando nos próximos cinco anos. Por isso, é importante reunir nossa comunidade global com base em uma nova visão abrangente e um plano estratégico a longo prazo para a ICANN. A Diretoria solicitou feedback público sobre uma Versão Preliminar do Plano Estratégico de Cinco Anos (AF 2016 – 2020) e recomendo que você compartilhe suas opiniões. Estendemos o período para comentários públicos até 27 de junho de 2014.

Como é esperado de uma organização que representa a tomada de decisões de maneira colaborativa por múltiplas partes interessadas, a nossa Versão Preliminar do Plano Estratégico de Cinco Anos é o resultado de um extenso processo de opiniões e contribuições da comunidade. Um aspecto fundamental do processo de planejamento estratégico incluiu atenção deliberada às importantes mudanças ambientais que a ICANN deve considerar ao concentrar seus recursos. O resultado é a proposta de uma nova visão e de cinco áreas de foco estratégicas, cada qual incluindo objetivos estratégicos e metas mensuráveis para nos guiar até o AF de 2020:

A visão da ICANN é ser uma organização responsável e independente que coordena os sistemas globais de identificadores exclusivos da Internet. A ICANN trabalha para ter a confiança de todas as partes interessadas por meio de suas operações inclusivas, efetivas e baseadas em consenso.

Áreas de foco para os próximos cinco anos

  1. Evoluir, internacionalizar e regionalizar ainda mais a implementação pela ICANN da abordagem de várias partes interessadas.
  2. Continuar a apoiar um ecossistema de identificadores exclusivos íntegro, estável e resiliente.
  3. Promover a excelência técnica e operacional.
  4. Esclarecer e estabelecer a função da ICANN no ecossistema de governança da Internet.
  5. Desenvolver e implementar uma estrutura global de responsabilidade pública.

Para analisar os objetivos estratégicos propostos em cada área de foco, bem como as metas específicas com resultados, possíveis riscos, medidas e a distribuição em fases de alto nível para os próximos cinco anos, clique aqui.

Além dos comentários públicos e do feedback da comunidade que recebemos ao longo de doze meses, a Versão Preliminar do Plano Estratégico de Cinco Anos também reflete o nosso trabalho coletivo em iniciativas relacionadas, e os comentários públicos sobre as recomendações dos Painéis de Estratégia e a opinião final dos painéis também serão incluídos no Plano Estratégico de Cinco Anos.

Próximas etapas

Os comentários sobre a Versão Preliminar do Plano Estratégico de Cinco Anos, bem como sobre o resultado dos Painéis de Estratégia, serão considerados cuidadosamente e incorporados conforme apropriado. Em seguida, a versão final do Plano Estratégico de Cinco Anos (AF 2016 – 2020) será considerada pela Diretoria.

A Diretoria receberá comentários até o dia 27 de junho.

Authors

Cyrus Namazi