Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Já estão disponíveis as plataformas piloto iniciais da iniciativa de dados abertos da ICANN

27 de junio de 2017
Por

null

Já estão disponíveis as plataformas piloto iniciais da iniciativa de dados abertos da ICANN

"Dados abertos são dados publicamente disponíveis que podem ser universal e prontamente acessados, usados e redistribuídos gratuitamente. Eles são estruturados para facilitar o uso e a realização de cálculos."
-"The Global Impact of Open Data" (O impacto global dos dados abertos), de Andrew Young e Stefaan Verhulst

Hoje, a ICANN tem o prazer de anunciar o lançamento do programa piloto da Iniciativa de dados abertos, que está sendo disponibilizado a todas as partes interessadas. Esta iniciativa consiste em quatro plataformas diferentes de dados abertos, cada uma delas contendo vários anos de relatórios mensais de atividades dos registros e dados de transações. Escolhemos esse conjunto de dados por vários motivos: já está confirmado que os dados podem ser publicamente redistribuídos, o método atual de publicação desses dados é pouco prático, englobando vários arquivos espalhados por várias páginas no site da ICANN, e vários membros da comunidade já pediram a disponibilização desse conjunto de dados em um formato mais cômodo. Além disso, observe que o conjunto de dados deste programa piloto está sujeito ao mesmo atraso de três meses de publicação exigido pelos contratos de registro.

As quatro plataformas de publicação apresentam abordagens diferentes. Uma delas é uma iniciativa interna fundamentada no pacote de código aberto CKAN. As outras três usam produtos comerciais da Enigma, OpenDataSoft e Socrata. O objetivo de oferecer implementações diferentes usando o mesmo conjunto de dados de origem é ajudar a explorar abordagens variadas a esses dados abertos.

O programa piloto encontra-se descrito em detalhes aqui. Também há links para cada plataforma de software, disponíveis nessa mesma página.

Esperamos receber comentários e feedback sobre o programa piloto para ajudar a definir o futuro caminho deste projeto. Criamos uma lista de e-mails, odi-pilot@icann.org, para este fim. Acesse https://mm.icann.org/mailman/listinfo/odi-pilot para assinar a lista. Os fornecedores de plataformas também estão convidados a assinarem essa lista.

Observe que ainda estamos nas etapas iniciais da iniciativa de dados abertos. O conjunto de dados disponível não permite o uso completo de muitas das ferramentas, mas fique à vontade para ir além do que estiver inicialmente configurado e explorar as ferramentas na medida do possível. No entanto, nesta etapa inicial, ainda é cedo para uma comparação real entre as diferentes abordagens. Nossa meta atual não é selecionar uma das plataformas como resultado do programa piloto, mas sim obter feedback para tomar essa decisão mais adiante.

As plataformas piloto estarão disponíveis pelo menos até 1º de novembro de 2017.

Authors

Edward Lewis

Sr. Technologist