Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Mandato da ICANN para preservar e aumentar a cooperação multi-participativa na Internet

14 de noviembre de 2013
Por Steve Crocker

O sucesso da Internet deve-se, em grande parte, a seu projeto descentralizado e distribuído. A estrutura de governança da Internet reflete e reforça esse tipo de projeto. O modelo de governança multi-participativa e ascendente tem tratado de uma maneira notavelmente ágil e bem-sucedida o surto de problemas de políticas . Ele tem abordado desafios chave (um DNS seguro; a exaustão de endereços no Ipv4) sem impedir a enorme contribuição da Internet para o bem-estar social.

Como todos os que têm seguido o discurso global sobre governança na Internet sabem, o modelo multi-participativo está ameaçado. Alguns governos expressaram um claro interesse em deixar a criação de políticas para a Internet nas mãos de organizações multilaterais. À medida que a Internet tem assumido um papel maior na economia e na sociedade, alguns governos têm se sentido cada vez mais incômodos com sua percepção de ausência de controle. Mais recentemente, a ICANN recebeu solicitações de expandir sua competência para tratar questões, além de coordenar os identificadores únicos da Internet. Isso é algo que nós não faremos.

O Comitê da ICANN reconhece que a Internet única, aberta, global e interoperável está ameaçada de fracassar por conta das pressões sobre a governança multi-participativa que estão surgindo. Consequentemente, o Comitê deu ao CEO da ICANN o mandato para trabalhar com outras organizações e outros líderes chave para estabelecer uma coalizão para avaliar e participar da formação de um movimento ou de uma iniciativa para uma agenda de cooperação na Internet. Estamos satisfeitos com a participação inicial do CEO com as organizações da Internet e a comunidade mais ampla de múltiplas partes interessadas.

Por favor, participem conosco na luta para fortalecer o modelo multi-participativo. Juntos podemos evitar a fragmentação da Internet global.

Authors

Steve Crocker

Anterior ICANN Board Chair