Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Ajudando a comunidade a desenvolver políticas

25 de febrero de 2016
Por Gianina Pensky

Dentro de nosso trabalho contínuo para incentivar a participação dos membros da comunidade regional da Internet, o LACNIC apresentou vários instrumentos novos para ajudar a comunidade a desenvolver e modificar as políticas implementadas na América Latina e no Caribe.

As iniciativas, lançadas no ano passado com o objetivo de aumentar a participação da comunidade, incluem o programa de Orientadores de políticas e a Lista de melhorias para políticas.

LACNIC Policy

O objetivo da iniciativa de Orientadores de políticas é ajudar os novos autores a enviar propostas de políticas. Os orientadores são pessoas que têm experiência com o Processo de Desenvolvimento de Políticas e podem ajudar os novos autores.

"Como nunca escreveram uma proposta, os novos autores podem precisar de orientação. Os orientadores de políticas podem oferecer essa ajuda", explicou Gianina Pensky, responsável pelas políticas do LACNIC.

Em 2015, tivemos dois exemplos orientadores de políticas que ajudaram novatos: Nicolas Antoniello orientou o desenvolvimento da política 2.3.2.18 e Juan Peirano orientou a proposta da política para a "transferência entre RIRs".

Outra ferramenta desenvolvida para promover respostas mais ativas da comunidade é a Lista de melhorias para políticas (Lista de Mejoras em espanhol). De acordo com Pensky, o objetivo da lista é incentivar a interação dentro da comunidade para estimular o desenvolvimento de novas políticas. Trabalhando juntos, os membros da comunidade podem descobrir possíveis melhorias e enviar novas propostas de políticas.

Recomendamos que você se inscreva na lista de e-mails sobre políticas para ficar por dentro das últimas notícias sobre o desenvolvimento de políticas na América Latina e no Caribe.

Authors

Gianina Pensky